Geral
Consumidores devem ficar atentos a Black Friday
A Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores e comerciantes, acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, neste ano, a ação será realizada no dia 29.
Um dia dedicado a grandes descontos e promoções tanto em lojas físicas como online, que surgiu nos Estados Unidos, após o feriado de ação de graças e se espalhou mundo afora, inclusive no Brasil.
Mas, para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, é importante que o consumidor fique atento, desde já, aos preços dos produtos que pretendem comprar, segundo o executivo do Procon em Lages, Júlio Borba.
Em Lages, o comércio varejista está confiante. As promoções que antecedem a Black Friday, ou seja, um esquenta para a ação que ocorrerá nos dias 29 e 30, devem começar logo na primeira semana de novembro. Os lojistas ainda não têm material de divulgação, mas acreditam que um dos itens que deverão ter ótimos descontos são os televisores.
O gerente das Lojas Benoit, localizada no Centro da cidade, Mateus Leite, explica que a expectativa é de um crescimento de 40% nas vendas em relação ao tempo comum. Além disso, Mateus afirma que a Black Friday já é um das datas em que o mercado varejista mais fatura.
“As vendas de Natal e Black Friday caminham juntas. Elas já superam as vendas do Dia das Mães, que era uma das melhores para o setor.” Ele pontua que os clientes devem ficar atentos a descontos exorbitantes, fora da realidade da cidade. “Não se deixe ser enganado por falsas promoções.”
O Executivo do Procon de Lages, Júlio Borba, explica que o órgão de defesa do consumidor atuará com orientações básicas à população, de forma que ninguém caia na já conhecida “Black Fraude”.
Além disso, destaca que os consumidores devem ficar atentos aos gastos exagerados para não se endividarem. Para isso, orienta que o consumidor elabore uma lista do que é realmente é necessário e se está dentro do limite. Ou seja, comprar pela necessidade e não porque está em oferta.
Também recomenda-se que os consumidores guardem todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil para fazer o estorno.
Para orientar os consumidores, o Procon de Santa Catarina divulgou a lista de sites de lojas mais demandados no EStado, e que devem ser evitados. A listagem dos estabelecimentos que tendem a infringir os direitos dos consumidores é organizada por ordem alfabética do nome fantasia e traz outras informações úteis como o CNPJ e se o site encontra-se desativado.
Dicas para as compras online
- Pesquisar sobre os preços na internet
- Ficar atento ao prazo de entrega e política de troca da empresa
- Somente devem ser feitas em sites seguros e confiáveis. Observar se tem um cadeado no endereço eletrônico da loja
- Evitar clicar em links de ofertas, inclusive recebidos por e-mail ou redes sociais. Consultar as promoções no site oficial da loja, ou seja, digitando o endereço na busca para evitar fraudes
- Sempre procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações como a localização
- Verificar se o preço não aumentou no carrinho virtual, pois o valor do produto e mais o frete é que dará o valor final
- O Código de Defesa do Consumidor dá ao comprador o direito de arrependimento. O consumidor poderá desistir da compra no prazo de sete dias, a contar o ato de recebimento do produto ou serviço, adquiridos por telefone, no domicílio ou na compra online
Lojas físicas
- Quanto aos produtos expostos em vitrines, devem explicar o preço à vista e o total a prazo, com as respectivas taxas de juros, mensal e anual, valor e número das parcelas.
- A troca de produtos segue a política da loja. É importante que o cliente se informe sobre isso antes da compra
Reclamações
- Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá fazer online, através da plataforma www.consumidor.gov.br ou procurar o Procon de Lages, à Rua Martinho Nerbas, 29 – Centro.