Conecte-se a nós

Eleições

Comandante Moisés surpreende e é eleito

Published

em

Foto: Marcos Santiago/ ND/ Divulgação

O candidato Comandante Carlos Moisés (PSL) foi eleito governador de Santa Catarina. Ele fez 2.644.179 votos (71,09%) dos votos válidos, derrotando Gelson Merísio (PSD), que somou 1.075.242 votos (28,91%). Moisés foi eleito com uma das maiores votações da história em Santa Catarina. Houve 151.683 (3,60%) votos brancos, 342.415 (8,13%) nulos e 855.040 (16,87%) abstenções.

Moisés foi uma grande surpresa. Ele se filiou ao PSL em março deste ano. Nas pesquisas eleitorais do primeiro turno, ele, que disputou em chapa pura, aparecia nas últimas colocações e tinha menos de 10% de preferência do eleitorado. Mas no decorrer da campanha, foi crescendo até passar para o segundo turno. A virada tem a ver com o fato de ele vir do mesmo partido de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República

Natural de Florianópolis, o governador eleito tem 51 anos e é formando em Direito. Comandante da reserva do Corpo de Bombeiros, ele vai exercer pela primeira vez um cargo eletivo. Durante a campanha, ele prometeu mudanças e usou Bolsonaro para deslanchar rumo à Casa da Agronômica.

Moisés votou pela manhã no Colégio São José, em Tubarão, no Sul do Estado. Sua vice, a advogada Daniela Reinehr (PSL), votou em Chapecó, no Oeste do Estado. À tarde, o governador eleito foi para Florianópolis, onde acompanhou a apuração dos votos.

“Emoção inexplicável”

Após ser declarado eleito, Moisés manifestou-se oficialmente na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). “É uma emoção inexplicável ver o povo acreditando no nosso projeto e escolhendo o 17 para fazer essa verdadeira mudança. É um novo momento na política. Uma nova história acaba de iniciar. Vamos devolver ao nosso Estado a celeridade que ele e seus cidadãos merecem”, declarou.

O presidente do PSL em Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, disse que o novo governador representa a mudança. “Nos apresentamos como uma mudança e estamos saindo com o coração transbordando de alegria, com esses milhões de votos de pessoas que estão descontentes com o rumo do Estado e do país e que hoje puderam manifestar seu desejo de mudança. É uma nova fase em Santa Catarina e no Brasil. Um legado para os nossos filhos e netos”, declarou.

Algumas promessas

Moisés fez várias promessas de campanha. Na educação, disse que pretende implementar a escola integral e incentivar o ensino técnico. Já na questão de emprego, prometeu estimular o empreendedorismo para que mais catarinenses se motivem a abrir novas empresas para gerar novas vagas de trabalho.

Na área da saúde, declarou que vai investir em atendimento integral com foco em prevenção, diminuindo a morbidade, sofrimentos, tempo de espera e gastos com saúde pública. E na área de segurança, entre as medidas, prometeu reestruturar o sistema prisional, fomentando parcerias público-privadas para a profissionalização do apenado, consolidando a custódia e a reinserção social.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: