Conecte-se a nós

Notícias

Com ampliação da campanha, governo espera vacinar 100 milhões contra gripe A

Published

em

Rio de Janeiro, 22 de maio/2010 – Crianças de 2 a 4 anos e 11 meses vão poder receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína a partir da próxima segunda-feira (24). O anúncio foi feito hoje (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro. Com a ampliação da campanha, a meta de imunização passa de 90 milhões para 100 milhões de pessoas.

“O estoque estratégico, durante esses dois meses [desde o início da campanha nacional de imunização] , funcionou como uma reserva para qualquer eventualidade [rejeição de lote de vacina ou demanda extra]. Como conseguimos manter a reserva de cerca de 10 milhões de doses, é suficiente para que possamos incluir mais uma faixa etária”, afirmou o ministro.

Temporão explicou ainda que o novo grupo que começa a receber a vacina foi selecionado por apresentar maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela influenza A (H1N1), depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha.

A vacinação segue até o dia 2 de junho. O prazo vai ser aproveitado também para prorrogar a imunização de gestantes e o grupo de pessoas com idade entre 30 e 39 anos.

“O inverno está chegando. A circulação viral aumenta e, no ano passado, essa doença matou 2 mil brasileiros. A vacina é segura, protege e está disponível em todos os 36 mil postos de saúde do país”, assinalou Temporão.

Nenhum estado conseguiu atingir a meta de imunização na faixa etária entre 30 e 39 anos. E, entre as gestantes, apenas seis unidades da Federação atingiram o percentual esperado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 62 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo o Brasil. O número representa mais de 70% da meta estipulada pelo governo federal.

Todos os estados conseguiram imunizar o total definido entre crianças de 6 meses e menores de 2 anos. Entre os doentes crônicos, 80% foram imunizado. Já entre as gestantes, esse percentual foi de 68%. Entre adultos com idade entre 20 e 29 anos, o índice ficou em 77%. Entre os adultos com idade entre 30 e 39 anos, apenas 37% se vacinaram.

Fonte: Agência Brasil

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: