Esportes

Colorado Gaúcho comemora 40 anos de título invicto do Brasileiro

Published

em

O histórico Colorado de 1979 tinha craques renomados, como o meia Falcão - Foto: Divulgação

Há 40 anos, de forma invicta, o Internacional conquistava o tricampeonato Brasileiro, após vencer o Vasco da Gama na final, um feito que ainda hoje enche de orgulho seus torcedores. O time daquela época era recheada de craques, como Mauro Galvão, Batista, Falcão, Valdomiro e Mário Sérgio, todos comandados pelo técnico Ênio Andrade.

O Brasileiro de 1979 foi disputado por 94 clubes, e o Colorado fez uma campanha memorável. Em 23 jogos, o clube gaúcho venceu 16 e empatou sete, isto é, não perdeu nenhuma partida. Foram 40 gols marcados e 13 sofridos em uma trajetória espetacular pelo Brasil.

Na partida derradeira, o Colorado Gaúcho bateu o Vasco da Gama. No jogo de ida, na casa do rival, triunfo por 2 a 0, com gols de Chico e Opina. Na volta, no Beira-Rio, no dia 23 de dezembro de 1979, vitória por 2 a 1, com gols de Jair e Falcão para o Colorado, e muita festa ao lado da torcida.

A conquista histórica foi lembrada no site do clube gaúcho. A publicação destacou que o início daquela temporada foi claudicante, porém o time teve um desempenho indiscutível na competição nacional. O site também comentou sobre o jogo decisivo no Beira-Rio, que ficou lotado na final.

“Obstáculos apenas superados pela magnificência de um Rei. Falcão, fuzilando no rebote, marcou. Wilsinho até descontou, mas não existia quem pudesse tirar o título das mãos alvirrubras. Ao soar do último apito, o país inteiro teve de se curvar ao Inter, o Clube do Povo do Rio Grande do Sul, único e jamais igualado campeão brasileiro invicto”, descreveu a publicação.

Ficha técnica do segundo jogo da final

Internacional (2): Benítez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Jair e Falcão; Valdomiro (Chico Spina), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.

Vasco (1): Leão; Orlando, Ivan, Gaúcho e Paulo César; Zé Mario, Paulo Roberto (Xaxá) e Paulinho (Zandonaide); Catinha, Roberto e Wilsinho. 

Técnico: Oto Glória.

Gols: Jair e Falcão (I). Wilsinho (V).

Árbitro: José Favilli Neto.

clique para comentar

Deixe uma resposta