Turismo
Colheita da uva reforça enoturismo na região
Referência na produção de vinhos de altitude, com vários rótulos premiados no Brasil e em outros países, a Serra Catarinense se aproxima de mais uma colheita de uva. Esta fase de produção contribui para fortalecer o enoturismo, o turismo do vinho.
Na Villa Francioni, em São Joaquim, a equipe técnica está na contagem regressiva. Para este ano, a previsão de colheita está mantida em mais de 100 toneladas, trabalho que deve se iniciar no final de fevereiro.
A novidade é a primeira colheita da variedade sémillon, que poderá servir de base para a produção de espumantes. Mas a colheita se inicia com as variedades brancas: chardonnay, sauvignon blanc e sémillon.
Para receber os turistas, a vinícola programou visitas guiadas. Interessados devem agendar previamente.
Outras vinícolas de São Joaquim e da região também estão se organizando para receber os turistas. A atividade cresce a cada ano destacando o potencial da Serra Catarinense e de Santa Catarina para todo o Brasil.
O objetivo futuro dos empresários é criar rotas entre vinícolas e municípios. Assim, o turista poderá comprar um pacote, contendo visitas, passeios e degustações.
Necessariamente, esses pacotes precisam contar com o apoio da rede hoteleira. A produção de uvas e vinhos já movimenta diversos setores da economia, a exemplo do Comércio e Serviços.