Geral
Censo revela que população agrícola tem diminuído
Mais de 1.500 famílias já passaram pelo Censo Agropecuário em Lages, que está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A expectativa é que o levantamento seja encerrado no começo de fevereiro e que 2 mil famílias sejam cadastradas.
O último levantamento realizado pelo instituto foi realizado em 2006. Neste ano, após 11 anos de espera, serão divulgadas, em março, as novas informações coletadas pelo IBGE em todo o Brasil.
Foram adotadas como datas de referência, o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre as propriedades, produções, áreas, pessoal ocupado, etc.
As pesquisas foram iniciadas em outubro do ano passado e a expectativa é que sejam encerradas no começo de fevereiro. No escritório de Lages, que compreende também os municípios de São José do Cerrito, Otacílio Costa, Palmeira, Correia Pinto, Capão Alto e Bocaina do Sul, foram cadastradas 1.600 famílias.
Com base nos dados do último censo, espera-se que sejam analisados dados de 2 mil famílias no total. Em toda a Serra Catarinense, 54 profissionais passarão pelos 17 municípios. A expectativa é que 5,3 milhões de produtores rurais no Brasil passem por entrevistas.
De acordo com o agente censitário municipal, Marcus Vinicius Binder, os recenseadores já conseguiram analisar que a população rural tem diminuído e envelhecido. Muitos filhos de agricultores não continuam com a tradição familiar, optando por ir para a cidade estudar e se ocupar com outras atividades.
Ele também ressalta que, nesse período de pesquisa, foi possível notar que uma das maiores dificuldades dos moradores do interior, é o acesso a algumas propriedades. “Tem locais onde até mesmo a nossa equipe tem dificuldade para acessar”, ressalta Marcus.
Esse levantamento prévio foi um dos dados repassados em uma reunião interna do IBGE, que ocorreu ontem, em Lages. Até o final de fevereiro, outro encontro deve acontecer, quando será entregue todo cadastramento que o órgão realizará ao concluir o censo 2017.