Conecte-se a nós

Notícias

Censo revela que população agrícola tem diminuído

Published

em

Mais de 1.500 famílias já passaram pelo Censo Agropecuário em Lages, que está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A expectativa é que o levantamento seja encerrado no começo de fevereiro e que 2 mil famílias sejam cadastradas.

O último levantamento realizado pelo instituto foi realizado em 2006. Neste ano, após 11 anos de espera, serão divulgadas, em março, as novas informações coletadas pelo IBGE em todo o Brasil.

Foram adotadas como datas de referência, o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre as propriedades, produções, áreas, pessoal ocupado, etc.

As pesquisas foram iniciadas em outubro do ano passado e a expectativa é que sejam encerradas no começo de fevereiro. No escritório de Lages, que compreende também os municípios de São José do Cerrito, Otacílio Costa, Palmeira, Correia Pinto, Capão Alto e Bocaina do Sul, foram cadastradas 1.600 famílias.

Com base nos dados do último censo, espera-se que sejam analisados dados de 2 mil famílias no total. Em toda a Serra Catarinense, 54 profissionais passarão pelos 17 municípios. A expectativa é que 5,3 milhões de produtores rurais no Brasil passem por entrevistas.

De acordo com o agente censitário municipal, Marcus Vinicius Binder, os recenseadores já conseguiram analisar que a população rural tem diminuído e envelhecido. Muitos filhos de agricultores não continuam com a tradição familiar, optando por ir para a cidade estudar e se ocupar com outras atividades.

Ele também ressalta que, nesse período de pesquisa, foi possível notar que uma das maiores dificuldades dos moradores do interior, é o acesso a algumas propriedades. “Tem locais onde até mesmo a nossa equipe tem dificuldade para acessar”, ressalta Marcus.

Esse levantamento prévio foi um dos dados repassados em uma reunião interna do IBGE, que ocorreu ontem, em Lages. Até o final de fevereiro, outro encontro deve acontecer, quando será entregue todo cadastramento que o órgão realizará ao concluir o censo 2017.

Comentários
Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais