Geral

Casas de baixo custo são construídas em 24 horas

Published

em

Casa é inteiramente montada e mobiliada dentro da fábrica. Depois é transportada em um caminhão para o terreno do proprietário - Fotos: Núbia Garcia

Já imaginou como seria comprar uma casa na planta e, em apenas um mês poder morar nela? Projeto desenvolvido por uma empresa de Lages possibilita construir até seis casas de 24 metros quadrados (com modelo é padrão) em apenas um dia.

O imóvel, que tem capacidade para abrigar tranquilamente dois adultos, é inteiramente construído e mobiliado dentro de uma fábrica, no Bairro Santa Mônica. Após concluído, é transferido em um caminhão para o terreno do comprador.

O projeto, que foi transformado em realidade há cerca de três meses pela Construtora da Turma da Árvore (CTA), consiste em uma residência construída tendo como base a madeira de pinus plantados na Serra Catarinense.

A casa tem área útil de 80 metros quadrados, é construída com paredes duplas, vem com caixa d’água embutida na parede (com capacidade para retensão de 1,2 mil litros de água da chuva), tem móveis e utensílios de cozinha, banheiro e sala (que se transforma em quarto).

Até abril deste ano, o projeto deve receber mais uma melhoria: será autossustentável na geração de energia elétrica, captada por placas solares. O proprietário não precisa se preocupar em comprar nenhum móvel, apenas em levar suas roupas para a nova moradia. A fachada é bastante simples e conta com uma sacada, mas o interior é surpreendente e os detalhes podem ser definidos de acordo com o gosto do cliente.

Consideradas ecologicamente corretas, as casas da CTA têm capacidade para abrigar dois adultos. Se houver interesse em aumentar a família, a casa pode crescer também. Basta adquirir módulos (cômodos) que são vendidos separadamente. Além disso, o formato deste imóvel permite a construção de prédios com até quatro metros de altura, em apenas cinco dias.

Devido ao processo e formato de construção, as casas são consideradas unidades habitacionais de baixo custo. Uma casa completa custa R$ 65 mil. O lançamento oficial do novo produto acontece no dia 21 de fevereiro, no Órion Parque Tecnológico, entidade parceira no fomento do projeto e networking da empresa. De acordo com o presidente da Turma da Árvore, Alessander Comandelli, em apenas 80 dias de trabalho, e mesmo antes do lançamento, já foram comercializadas 20 unidades residenciais neste padrão.

O processo de construção, que acontece na sede da empresa Ekomposit, é comparado por Comandelli à produção de um veículo, pois a casa é montada em uma linha de produção e recebe até um número de chassi. “O formato de linha de produção para construir a casa reduz em até 30% o desperdício de materiais, em comparação com a construção tradicional de imóveis.”

Além da construção de unidades habitacionais, a CTA também produz barns, que são mini celeiros. Este formato já foi vendido para ser usado como armazéns, espaços comerciais ou quartos de pousadas. Em três meses, foram comercializados 50 barns. A empresa está em adiantada negociação com a África para vender estes barns, que serão utilizados como moradias em algumas comunidades.

Imóvel é entregue mobiliado e com utensílios, pronto para ser utilizado

clique para comentar

Deixe uma resposta