Geral

Casarão Juca Antunes será reaberto no primeiro semestre de 2020

Published

em

A estrutura passa por obras desde janeiro deste ano - Foto: Patrícia Vieira

Tombado há 18 anos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) como patrimônio histórico, o Casarão Juca Antunes, localizado na esquina da Rua Benjamin Constant com a Coronel Córdova, no Centro de Lages, está bem próximo de reabrir as portas. A previsão é para o primeiro semestre de 2020.

Considerado um dos imóveis urbano mais antigos de Lages, datado em 1850, com 245 metros quadrados de área construída, o Casarão passa por obras de restauração desde o início de deste ano. Com investimento de R$ 1 milhão, o projeto prevê a restauração completa da casa, pintura e outras adequações na estrutura como telhado, forro e piso.

Sob a responsabilidade da empresa China Three Gorges (CTG Brasil), as obras são executadas pela Terra Engenharia, e estão em fase de aquisições de materiais especiais para execução da cobertura e instalações elétricas no interior do salão principal do imóvel.

De acordo com a assessoria de imprensa da CTG Brasil, por se tratar de obra de restauro, o projeto aprovado junto à Fundação Catarinense de Cultura prevê a reprodução da estrutura com emprego de técnicas e, principalmente, materiais (neste caso, madeiras e telhas) com características semelhantes aos empregados na época em que o imóvel foi construído, na medida do possível.

Já foram concluídos o restauro do salão anexo, em madeira, a remoção dos escombros e limpeza das áreas internas e externas, bem como o reforço das colunas e restauro de todas as paredes em alvenaria e a execução da estrutura do piso.

Cronograma

Ainda conforme a CTG Brasil, o cronograma divulgado inicialmente, de que as obras seriam concluídas neste mês, não foi possível devido a algumas alterações para atender às solicitações de esclarecimentos técnicos e ajustes ao projeto inicialmente aprovado pela FCC.

Com isso, a previsão de conclusão foi postergada para o primeiro semestre de 2020. “Por se tratar de uma obra de restauro de um bem tombado, construído em 1850, é normal o surgimento de situações não previstas, fato intensificado pelo estado de conservação em que o imóvel se encontrava antes do início das obras.” finaliza.

A CTG Brasil pontua que está trabalhando de forma contínua e com equipes altamente capacitadas para entregar ao município de Lages e à sua população o casarão à altura de sua história.

Uso do espaço

Assim que as obras forem concluída, o Casarão será entregue à Prefeitura de Lages. Porém, ainda não está definido sobre a utilização do prédio. Isso ocorrerá após um chamamento de pessoas da comunidade envolvida e representantes do município para definir a utilização do imóvel. Mas ainda não há um prazo.

Histórico

Situado no Centro de Lages, o casarão pertenceu ao Coronel José Antunes Lima, conhecido como Juca Antunes, importante político da região. A residência foi construída por volta de 1850, de acordo com o pesquisador Fabiano Teixeira. A estrutura é o último registro do século XIX e em arquitetura luso-brasileira existente em Lages.

A desapropriação e a posse da estrutura só aconteceram no final do ano passado, após decisão judicial. No trabalho do pesquisador Fabiano Teixeira, ele explica que as paredes internas foram construídas em pau-a-pique, solução incomum para a época, pois a maioria das residências eram construídas em taipa de mão ou madeira.

Em 2006, o Casarão Juca Antunes passou por uma reforma, que custou R$ 91 mil, com a recuperação do jardim, parte elétrica e hidráulica, aberturas, forro, telhado e calçadas, além da construção de banheiros e outros resgates arquitetônicos. Na época, o local foi utilizado como mercearia. Três anos depois, sofreu interdição, mas na época, ainda pertencia a uma família lageana.

clique para comentar

Deixe uma resposta