Conecte-se a nós

Notícias

Berneck discute acesso de veículos à empresa na BR-116

Published

em

Avanços foram estabelecidos em uma reunião na Prefeitura de Lages com assuntos específicos relacionados aos bastidores do processo de instalação da filial da Berneck S.A. Painéis e Serrados. Estiveram reunidos na prefeitura, o gerente de Projetos da Berneck, Sílvio Novelli, e o gerente administrativo, João Junir Sena. Na pauta, tratativas realizadas entre a Autopista Planalto Sul, concessionária da rodovia BR-116 e representantes da prefeitura, quanto ao andamento do processo que irá viabilizar o acesso.

O encontro se justificou devido ao grande fluxo de caminhões que irão circular para atender à Berneck, cerca de 400 veículos, distribuídos em 300 de matéria-prima e 100 de produto acabado. No período de obras haverá movimentação de pessoas e entrega de materiais e movimentação de máquinas pesadas, assim como recebimento de diversos contêineres com equipamentos importados para a construção da linha de MDF.

Os representantes da Berneck enfatizaram a necessidade de agilizar a construção do acesso, sinalização e contenção de tráfego para que haja segurança durante a edificação da fábrica. Também foi recebida de forma positiva a notícia da assinatura de documento pelo prefeito Antonio Ceron, a ser encaminhado pelo representante da Autopista e que deverá ser protocolado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), formalizando o pedido para início das tratativas das homologações, liberação e autorizações dos projetos do trevo de acesso marginal junto ao Governo Federal.

“Estamos em conversações para alinhar as demandas da empresa junto aos projetos, estudos e viabilidade. O contato entre a empresa e a prefeitura vai ficando cada vez mais estreito, em nome do desenvolvimento e da empregabilidade”, lembra o prefeito.

Há poucos dias, representantes da prefeitura estiveram em Brasília em tratativas com a ANTT, quando alguns encaminhamentos foram definidos para o andamento organizado do cronograma de atividades, sem transtornos à implantação do empreendimento. “A Autopista é a concessionada pela ANTT para fazer a gestão de todo este trecho da 116 interferido pelas obras, por isto deve estar atenta a todos os aspectos, como questões de liberação de tráfego e conhecimento da ampliação do volume de veículos que irão trafegar neste trecho, e possa incluir estas informações em seus estudos e futuras adequações e obras na rodovia. Há todo um esforço que está sendo envidado pelo colegiado do Município e hoje (quarta) esta reunião dá sequência às ações, um encontro interno de ajustes para aparar algumas arestas”, salienta o vice-prefeito Juliano Polese.

Empreendimento

A unidade de Lages terá como produto final a fabricação do volume de 500 mil metros cúbicos de MDF por ano e 400 mil metros cúbicos ao ano em serrados. A maioria, 70% da produção de MDF, será destinada ao mercado interno regional e nacional, e o restante ao mercado externo – países da América do Sul, Estados Unidos e China. O mercado de serrados varia, mas estima-se que 80% sejam direcionados para exportação a diversos países, principalmente China.

Com investimentos de R$ 800 milhões na estrutura física, com quase 99 mil metros quadrados, a unidade deve gerar 550 empregos diretos. A Berneck tem filiais em Curitibanos e Araucária (PR). O barracão principal deve estar pronto até final de 2019, período de chegada dos primeiros exemplares de equipamentos. Aí em diante há o prazo de mais oito meses para montagem. No final de 2020, com quase 100% concluídos, pois a serraria ficará para junho de 2021, o grande negócio estará em operação embora de forma parcial.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: