Geral

Batalhão conclui revitalização do acesso ao Morro da Igreja 

Published

em

Foto: Betalhão Ferroviário / Divulgação

O 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv) concluiu os trabalhos de pavimentação (concreto e asfalto), drenagem e contenção de encostas da Operação Morro da Igreja, nos 15 km da estrada de acesso ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, em Urubici – SC, em apoio à Força Aérea Brasileira (FAB). As obras foram feitas em parceria com a empresa Souza Compec Engenharia e Construções Ltda, de São Paulo.

Iniciada em 2018, a obra apresentou grandes desafios, como as baixas temperaturas, que chegaram a -17°C, e a dificuldade de acesso pela altitude de 1.822 metros.

O término dessa fase propicia um melhor fluxo logístico àquele Destacamento da FAB e incrementa o turismo da região por ser um dos locais mais visitados do Estado de SC.

Antes das obras, o acesso estava em péssimas condições. Os recursos foram garantidos pela deputada federal Carmen Zanotto, que acompanhou a realização do convênio com o exército. Os R$ 35 milhões vieram do Ministério da Defesa.

A estrada de acesso ao Morro da Igreja foi construída na década de 1980 e está passou por revitalização completa, sendo a primeira desde sua implantação. A obra começou em fevereiro de 2018 e o prazo para conclusão era novembro de 2019.

Ao todo, foram revitalizados os 16 quilômetros da estrada que liga a SC-370 ao portão do radar da sede da Força Aérea que fica no topo do morro.

As obras de revitalização contemplaram serviços de contenção, drenagem, recuperação asfáltica, sinalização de trânsito, recuperação das placas de concreto e asfáltica, além do cercamento da área patrimonial da aeronáutica.

A execução será feita pelo 1ª Batalhão Ferroviário de Lages, em conjunto com a empresa Souza Compec Engenharia e Construções Ltda, de São Paulo.

Fonte: 1º Batalhão Ferroviário

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com