Conecte-se a nós

Notícias

Barro e buracos incomodam moradores da Várzea

Published

em

Lages, 21/06/2010, Correio Lageano

Poeira em dias de sol e barro em dias de chuva atrapalham os moradores, que pedem uma solução.


Ruas esburacadas e cheias de barro são a realidade diária de moradores do bairro da Várzea. As obras de implantação da rede de esgoto pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) agravaram ainda mais a situação.

 

A grande reclamação dos moradores é por causa dos transtornos causados especialmente quando chove.

 

De acordo com o autônomo Célio Rodrigues, que mora em frente à Escola Municipal de Educação Básica Lupércio de Oliveira Koech, a empreiteira responsável pela obra tem aberto as valas para a colocação da rede e algumas não têm sido fechadas corretamente.

 

“Em épocas normais já temos que andar com botas de borracha quando chove e com esta buraqueira a situação só piora”, conta.


Para o marceneiro José Luiz do Amaral, a situação é ainda mais grave. Ele, que tem a sede de sua marcenaria no bairro, conta que quando chove seu trabalho é prejudicado.

 

“Tem gente que deixa de vir aqui ver seus móveis ou trazer algo pra arrumar porque prefere evitar ter que andar no meio de tanta buraqueira e barro”, destaca.

 

José Luiz relata que mesmo antes de a Semasa entrar no bairro e dar início às obras, as condições das ruas, que são de chão batido, já era precária.

 

“Nosso bairro é mais antigo que o Santa Helena e o Guarujá, por exemplo, e não é tão bem cuidado, deviam pelo menos colocar uma pedra brita na rua pra não fazer tanto barro. O esgoto já está sendo feito, agora falta ajeitar por cima”, critica.

 

O vigilante Tomaz Antônio Gonzaga conta que por causa da grande quantidade de buracos nas ruas, já estragou inclusive os pneus de seu carro. “Não tem quem ande aqui com a rua deste tipo.

 

Eles (empreiteira) têm deixado tanta vala mal fechada, que estes dias eu mesmo tive que colocar terra pra fechar um buraco na frente de casa”, lembra.

 

Para a recepcionista Silmara Mendes, o transtorno maior é causado quando a filha pequena tem que ir à escola.

 

Ela comenta que a falta de cuidado com que as ruas foram fechadas pela empreiteira, fizeram com que ficassem muitos desníveis e buracos que são escondidos pelas águas da chuva. “Minha filha vai de Topic para a aula e quando chove muito, fica difícil para eles entrarem na nossa rua, porque tem muitos buracos que ficam escondidos sob a água”, conta.


Segundo o secretário de águas e saneamento, Joel de Oliveira, os transtornos têm sido causados porque a Semasa está fazendo a implantação da rede coletora de esgoto em todo o bairro.

 

Ele destaca que algumas das ruas ainda passarão por mais obras, pois em um primeiro momento foi instalada a rede principal e depois serão colocadas as ligações domiciliares.

 

As obras no bairro iniciaram em 2009 e ainda não têm previsão de término. “As ruas da Várzea realmente não estão em boas condições, ainda mais com esta chuva, entretanto, não há obra que não cause transtorno. Quando terminarmos, tudo voltará ao normal”, explica.

 

O secretário de Obras, Sérgio Todeschini, destaca a importância da obra que está sendo feita pela Semasa para a comunidade. “O esgotamento sanitário é um grande problema neste bairro e as obras trarão grandes benefícios. Os transtornos que estão acontecendo agora, por causa das obras, são normais, mas depois vai valer muito a pena para os moradores”, comenta.

 

Ele explica que a empreiteira responsável pelas obras, deve deixar as ruas no mesmo estado que as encontrou ao iniciar os trabalhos. “Quando a Semasa concluir a sua parte, entraremos no bairro para dar continuidade aos trabalhos”.

 

De acordo com a Secretaria de Planejamento (Seplan), está prevista para acontecer ainda este ano, a pavimentação da Rua Flávio Schenkel, com recursos adquiridos através do Pavisol, programa através do qual a prefeitura arca com 20% dos custos das obras e o restante é dividido entre os moradores da rua que receberá a obra.

Foto: Núbia Garcia

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: