Geral

Barney era treinado para atuar na água

Published

em

Foto: Divulgação

O corpo do cão Barney foi cremado na manhã de segunda-feira (6), no litoral catarinense. O cão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, morreu ao ser levado pela correnteza no Rio Sangão. O animal entrou na água durante as buscas por um homem de 60 anos, em Içara, na sexta-feira (3). Seu corpo foi encontrado no domingo. Ele tinha 2 anos e atuava em resgates na terra e na água.

Nas redes sociais, o já conhecido cão, ganhou mais notoriedade quando participou, em fevereiro, de resgates de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Muitos internautas também questionaram se Barney teria treinamento para salvamento aquático.

Segundo o capitão Muniz, do Corpo de Bombeiros Militar, Barney esporadicamente fazia treinamentos na água (apresentava boa natação). Porém, as condições adversas do rio, na sexta-feira, acabaram por prejudicar a ocorrência. O rio estava bastante sujo e com entulhos, além do fato de haver forte correnteza. “Não temos como identificar o motivo de ele ter pulado na água”, explica.

O capitão Varela do BBM  também tenta encontrar uma explicação para a fatalidade. Para ele, os cães por extinto ao cair na água saem nadando, não porque sabem, mas como nós humanos pelo extinto se movimentam e não afundam, sobretudo os labradores e Golden Retriver se dão muito bem na água. São raças que gostam muito de água. “O Barney fazia inclusive natação, acompanhei alguns treinamentos que fizemos com o Rangel e nunca observei dificuldade dele na água, inclusive com grandes saltos”, contou ele ao destacar que é muito raro um cão se afogar.

O soldado Rangel, está desolado. Ele  cuidava de Barney em casa, e ambos conviviam praticamente 24 horas por dia. Em breve receberá outro filhote vindo dos Estados Unidos, proveniente de um convênio entre os Bombeiros de SC e a empresa Vale do Rio Doce – parceria firmada após a atuação da corporação no resgate às vítimas de Brumadinho e Mariana.

Despedida

Uma cerimônia de despedida aconteceu às 11h de segunda, no Garden Pet, crematório de animais, em São José, na Grande Florianópolis. As corporações, comandantes e treinadores também prestaram homenagens pelas redes sociais.

clique para comentar

Deixe uma resposta