Geral
Artigos sobre a Coxilha Rica são apresentados em Portugal
O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, apresentou dois artigos relacionados à preservação socioambiental da Coxilha Rica, região Sul do município de Lages. Os estudos foram expostos e apresentados na segunda edição do Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiental, na cidade de Guimarães, em Portugal.
No artigo que trata da preservação ambiental da região, Polêse e mais três autores afirmam que a área está sujeita a apropriação para conversão em atividades econômicas rentáveis, defendendo a aplicação de medidas de conservação efetivas.
O artigo cita ainda as propostas de conservação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para o local, que atuariam para inibir ações predatórias e seriam vantajosas também para a população rural.
Em um segundo estudo, os autores fazem uma análise dos aspectos socioespaciais da Coxilha Rica, considerada um dos acervos paisagísticos e arquitetônicos mais importantes relacionados ao tropeirismo.
Além de defenderem a proposta de tombamento e conservação deste acervo, feita pelo IPHAN, defendem a implantação de uma Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável, que seria chamada de Estrada Parque “Real Caminho das Tropas”.