Notícias

Arrecadação para participar de campeonato estadual e nacional

Published

em

O grupo se reúne de terça a sábado, tanto para os ensaios quanto para estudar música - Fotos: Patrícia Vieira

Participar dos Campeonatos Nacional e do Catarinense de Bandas e Fanfarras é um sonho para os integrantes da Orquestra Soprano do Caic Nossa Senhora dos Prazeres. Mas como tudo tem um preço, o grupo precisa arcar com os custos da viagem.

Pensando nisso, o professor André Medeiros fez uma vaquinha online por sistema de financiamento coletivo, para arrecadar R$ 16 mil para custear as despesas das viagens, bem como a compra de uniforme. Até agora, somente três pessoas ajudaram. As doações poderão ser feitas até o dia 20 de julho deste ano.

A Orquestra Soprano conta com 30 integrantes, com idades entre 7 e 18 anos. Além disso, é única orquestra formada em escola pública de Santa Catarina. O projeto abrange os bairros Araucária, Santa Catarina, São Luiz, Santa Clara e Novo Milênio.

Para Kailane Macedo Cardoso, de 16 anos, na orquestra há seis anos, é gratificante ver o grupo evoluir, tanto na formação quanto nos instrumentos musicais. Participar de competições estaduais e nacionais não tem preço. “É muito gratificante ver nosso esforço e dedicação sendo reconhecidos,” afirma.

No ano passado, o grupo ganhou dois títulos estaduais, no XIII Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e do VI Festival Catarinense de Bandas e Fanfarras. Foi campeão na categoria infantojuvenil Bandas Musicais de Marcha e a segunda colocada como Banda Pelotão de Bandeiras.

Com isso, conquistou a vaga para participar do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, que será realizado no dia 8 de dezembro deste ano, na cidade de Mauá, em São Paulo, dia 8 de dezembro de 2019. Por conta disso, há necessidade de pagar pelo transporte, além da compra de um uniforme para as competições. Segundo o maestro, o Campeonato Catarinense de Bandas e Fanfarra ocorrerá no mês de setembro, porém sem data e local definido.

Kailane Macedo Cardoso, de 16 anos, está na orquestra há seis anos

Sobre a orquestra

André pontua que o projeto “Orquestra Soprano” nasceu em 2013 com o objetivo de levar às crianças e aos jovens, uma atividade além do currículo escolar. Sendo desde o início concentrado na formação da banda para as comemorações do desfile cívico da cidade de Lages. “O método de trabalho é baseado no respeito, disciplina, compromisso e força de vontade,” declara.

Ainda no mesmo ano, a banda se destacou no desfile cívico do dia sete de setembro. Logo, surgiu o Presépio Harmônico, formado por dez integrantes, que se apresentaram durante o Natal Felicidade. A cada dia o projeto foi se fortalecendo.

No ano seguinte, os estudantes abraçaram ainda mais a causa. E com isso, começaram a colher os bons frutos. “A Banda Caic Nossa Senhora dos Prazeres foi a primeira de Lages a executar o Hino Nacional na íntegra no desfile cívico” conta. Na sequência, o Presépio Harmônico se tornou Orquestra Caic NSP passando de dez para 30 integrantes.

Em 2016, tornou-se uma orquestra de Sopro, denominada Orquestra Soprano. O instrutor comenta que a orquestra mudou a vida dos alunos do Caic através da música, transformou sonhos em realidade, interferindo de forma positiva tanto na vida das crianças como de seus seus familiares.

A Orquestra Soprano faz parte do Projeto Lages Melhor, que é uma execução da prefeitura de Lages através da Fundação Cultural e gerenciada pela Escola de Artes Elionir Camargo Martins. Conta com o apoio da Secretaria municipal de Educação, Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) e Orion Parque Tecnológico.

As doações poderão ser feitas até o dia 20 de julho deste ano.

clique para comentar

Deixe uma resposta