Geral

Ano letivo será marcado por projetos na rede municipal

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Ele adora matemática, está ansioso para aprender coisas novas e passar de ano direto. Vinicius Madruga de Barros, de 11 anos, estuda no 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica Santa Helena e voltou às aulas na quarta-feira (6), com mais 16 mil alunos que também retornaram aos bancos escolares da rede municipal de Lages, nas 126 unidades escolares. O sentimento de Vinicius é semelhante a de seu colegas e também dos professores, todos buscam conhecimento e instantes de compartilhamento de ideias.

Os pequeninos do segundo ano, também estão animados para o ano letivo, Tamires Branco Teixeira, de 8 anos, está ansiosa para “aprender bastante e quero saber escrever mais”. A professora da turma, Cristine Defreyn de Andrade Ribeiro Godoi, comenta que um dos objetivos como professora é corresponder a expectativa de pais e professores, além de facilitar o ensino para a alfabetização e letramento, inovando de acordo com o que as crianças buscam.

O ano será de muito trabalho para crianças e também aos docentes, isso porque a Secretaria da Educação estimula e sensibiliza os professores ao comprometimento com a educação e o pensar de forma diferente.

O diretor de ensino, Carlos Eduardo Menegazzo Canani, enfatiza que as aulas começaram tranquilas e fluindo normalmente. Segundo ele, os primeiros dias são muito importantes em relação a todo o processo que será desenvolvido depois. “A Secretaria da Educação também está finalizando o planejamento de ações ao longo do ano, então, cada coordenador de área da educação infantil, dos anos iniciais, finais, do ensino fundamental e de cada componente curricular, estão planejando projetos das ações dos encontros de educação permanente que serão realizado neste ano, porque não há maneira melhor de interferir para que tenhamos um ensino de qualidade do que fomentar a formação dos nossos professores. É nesses encontros que eles oxigenam ideias e trocam experiências”.

Programação para 2019

A rede municipal está preparando diversas atividades para os alunos durante o ano de 2019. “Nós também temos uma série de parcerias sendo fortalecidas que serão realizadas ao longo desse ano, como o projeto piloto do Bombeiro Mirim, que será com o Corpo de Bombeiros e as turmas de 6º ano. Teremos mais uma edição da gincana recicla para estimular o desenvolvimento hábito de reciclagem e a consciência ambiental”, comenta Canani, que revela mais novidades para este ano, como a primeira edição do Soletrando que irá estimular o hábito à leitura e escrita das criança.  

Além disso permanecem as ações voltadas para educação fiscal, o programa de empreendedorismo Jovens Empreendedores Primeiros Passos em parceria com o Sebrae que, neste ano, será ampliado para mais escolas. Alguns projetos federais como o projeto Mais Alfabetização que tem suas ações permanecendo no ano de 2019, bem como a Escola do Adolescente que é um programa novo que está sendo trazido a Lages pela primeira vez.

“Não podemos deixar de falar das tecnologias digitais e da inserção dela nas escolas. Nós temos um programa federal Educação Conectada que está em funcionamento e visa a melhoria dos serviços de banda larga e a conectividade dos espaços escolares para que professores e alunos possam se valer desses recursos da forma mais descentralizada possível”, frisa.

Em 2019 também é um compromisso da Secretaria da Educação a elaboração da proposta curricular municipal que é a definição de como a Secretaria vai viabilizar as ações relacionadas a Base Nacional Comum Curricular e a sua implementação que precisa ocorrer ainda neste ano.

Projetos para 2019

Educação Conectada;

Bombeiro Mirim;

Soletrando;

Jovens Empreendedores;

Primeiros Passos;

Mais Alfabetização;

 

clique para comentar

Deixe uma resposta