Coronavírus

Adiamento das Olimpíadas desfalca a Seleção Brasileira

Published

em

Com as regras atuais, Gabriel Jesus não poderia jogar nas Olimpíadas de 2021 / Divulgação

O adiamento das Olimpíadas de Tóquio de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, impactou diretamente a Seleção Brasileira masculina. Com a transferência do torneio para 2021, jogadores da seleção canarinho, que vêm sendo convocados pelo técnico André Jardine, poderão não jogar o torneio no ano que vem, isso porque eles terão ultrapassado a idade limite para disputar a competição, que é de 23 anos. A Fifa, no entanto, estuda mudar este limite de idade para 24 anos. No futebol feminino, não há restrições.

Entre os jogadores de destaque que completam 24 anos em 2021, e portanto, estariam de fora das Olimpíadas, estão o atacante Gabriel Jesus (Manchester City), campeão olímpico em 2016; os meias Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio) e Bruno Guimarães (Lyon). Além de terem idade para disputar os jogos olímpicos, estes jogadores também têm sido chamados pelo técnico Tite para a seleção principal.

Outros nomes que estiveram na última lista de convocados pelo técnico André Jardine também deixariam de participar das Olimpíadas de Tóquio por causa da idade. Entre eles estão os goleiros Cleiton (Red Bull Bragantino) e Lucas Perri (São Paulo), os zagueiros Gabriel (Lille), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino), os laterais Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e os meias Maicon (Shakthar Donetsk) e Wendel (Sporting).

Importante ressaltar que, além dos jogadores idade em olímpica, a seleção olímpica pode convocar três jogadores sem limite de idade. Atualmente, pode-se dizer que o atacante Neymar e o goleiro Alisson são dois nomes fortes para entrar nesta lista. O terceiro nome seria uma incógnita e poderia sair do futebol brasileiro. Neste caso, não faltariam nomes para ocupar esta terceira vaga, como os atacantes Bruno Henrique e Gabigol (Flamengo) e Cebolinha (Grêmio) e o zagueiro Rodrigo Caio (Flamengo)

 

Fifa estuda mudar limite de idade

Após anunciar o adiamento das Olimpíadas de Tóquio, a Fifa passou a estudar a possibilidade de modificar o limite de idade dos jogadores que vão disputar o torneio. Conforme site Globoesporte.com, a entidade máxima do futebol mundial pode elevar de 23 para 24 anos.

De acordo com a publicação, o objetivo da Fifa é não punir os jogadores que ultrapassariam o limite de idade e perderiam a oportunidade de disputar as Olimpíadas. A entidade divulgou um comunicado alegando estar trabalhando para solucionar todos os problemas que surgem a partir da decisão do Japão.

“A Fifa acredita firmemente que a saúde e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas em atividades esportivas devem sempre ser a maior prioridade e, como tal, saudamos a decisão de COI (Comitê Olímpico Internacional)”, posicionou-se a entidade.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com