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8 passos para combater uma crise de ansiedade

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Foto: Divulgação

A crise de ansiedade, também conhecida por ataque de ansiedade, é súbita e imprevisível. Ela provoca uma sensação de angústia, insegurança e medo arrebatadores, o que provoca batimento cardíaco acelerado, dor de estômago, náuseas, tonturas e tremores, que são alguns dos sintomas mais recorrentes. Por isso, é muito importante saber como tratá-los quando eles ocorrem.

A doutora Domenique Ferreira, conhecida nas redes sociais como Domenique Heidy, explica os principais aspectos sobre o que é a crise de ansiedade, como identificá-la e como combater os principais sintomas.

O que é um ataque de ansiedade?

É uma condição emocional e física que ocorre quando o corpo tenta se defender de algo, como uma situação que causa pânico. Embora não seja letal, é verdade que pode afetar em outros níveis, tais como: perda de cabelo, estresse, depressão, dor no estômago, etc.

Como reconhecer os sintomas?

Os sintomas mais comuns são os tremores, acompanhados por uma sensação de tontura. Em segundo lugar, o cérebro compreendeu que tem que se defender de algo e aumenta o ritmo cardíaco, e também é muito provável que apareçam palpitações, dor no peito. Outros sintomas como boca seca, suores frios, aumento súbito ou diminuição da temperatura do corpo, náuseas, dor de estômago, diarreia, visão turva.

Como combater um ataque?

A doutora Domenique elaborou uma lista com oito passos para combater um ataque de ansiedade. Confira:

  1. Reduzir a ansiedade: ao sofrer um ataque de ansiedade ocorre a hiperventilação, quando isso acontece, o cérebro é mal oxigenado e é provável perder a concentração. Para evitar, realize uma respiração profunda (8 respirações lentas por minuto). Se você é incapaz de respirar lentamente, respire em um saco de papel, isso vai reduzir a respiração.
  2. Procure distrações: por exemplo, contar de 150 para trás e de 3 em 3 números ou lembrar-se da sua música favorita, e se for possível conte com a ajuda de alguém, mande uma mensagem de modo a manter sua mente distraída desse medo.
  3. Relaxe seus músculos: após um episódio de ataque de ansiedade, é bastante normal os músculos ficarem tensos, então um momento para relaxar e distrair é fundamental.
  4. Afaste os pensamentos negativos: cada vez que você tiver em sua mente um pensamento frustrante ou assustador, rapidamente tente substituí-lo por outro positivo, seja forte para dominar o seu mundo mental.
  5. Movimente-se: quando você tem um ataque de pânico não fique sentado ou deitado, pois isso irá piorar seu estado de espírito, se levante, fale com alguém, tente cantar, mexer em papéis, enfim, faça algo.
  6. Musicoterapia: faça uma compilação de todas as músicas que fazem você feliz ou que transmita positivismo, grave-as em um CD (ou reúna numa pasta) e sempre que tiver um ataque, ouça essas músicas (se tiver fone de ouvido, é melhor).
  7. Exercício: quando nos exercitamos nosso corpo libera endorfinas (hormônio do bem-estar responsável pela felicidade), caminhadas diárias ou fazer alguma atividade como yoga ou pilates, exercícios suaves são mais eficazes do que body pump.
  8. Consulte o seu médico: se você sofre de ataques de ansiedade graves e muito constantes é melhor recorrer a um especialista, ele irá aconselhá-lo como tratar-se.
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