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Você pode ajudar a descobrir a identidade de Lages

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Foto: Arquivo CL

Quando te perguntam qual a identidade da cidade onde você mora, o que consegue responder? O que vem na sua mente? Belezas naturais, turismo rural, setor da pecuária, madeira ou até mesmo inovação tecnológica?

Lages, na Serra Catarinense, uma das cidades com maior extensão territorial de Santa Catarina, ainda não possui uma característica específica que possa ser vendida para o mundo. Isso, na visão de especialistas e do comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Econômico de Lages.

Um dos objetivos, ao descobrir qual o perfil da cidade, é impulsionar a economia de Lages de forma nacional e internacional. Para isso, foi necessário contratar uma empresa mestre no assunto. Algumas empresas apresentaram suas metodologias e formas de trabalho.

A Glóbulo, empresa de Florianópolis, foi a que mais se encaixou à demanda do comitê. Pela forma de identificar o propósito e as entregas de curto prazo. As entidades que aprovaram todo o início do processo foram: CDL, ACIL, SIMMMEL, Sindimadeira, Cisama, MidiLages, Orion, Sebrae, Fiesc.

O sócio proprietário da empresa, Diogo Machado, comenta que Lages já foi conhecida, na década de 1980 como capital nacional do turismo rural, mas depois disso não percebeu nenhum movimento para fortalecer ou até mesmo alavancar o setor.

Para Diogo, é necessário identificar o propósito único de Lages. Das potencialidades da cidade, serão conhecidas as verticais de negócio, elas também serão fortalecidas, pois, mesmo com um perfil, em que as pessoas poderão falar de forma única da cidade, os moradores irão reconhecer outros pontos fortes.

Diogo ressalta que várias entidades estão envolvidas no processo, é um movimento apolítico, por isso, é necessário que todas as pessoas que vivem em Lages participem de uma dinâmica virtual. Com este questionário, a empresa poderá usar como ferramenta para o planejamento.

“É a pluralidade de informações que trará a riqueza de dados que precisamos. Vamos conversar com o máximo de pessoas possíveis para que consigamos desenvolver. A gente tem três documentos (programas de anos anteriores) riquíssimos para entender todo o processo. Também teremos de entender as cidades da região para saber como elas se relacionam. A partir daí, a gente vai para fora, para poder entender outros modelos de negócio e processos que deram certo em outros lugares para trazer adaptado à realidade daqui”.

O empresário falou ainda que Lages possui diversos tipos de artesanatos que podem se transformar em novas possibilidades econômicas. Todo o processo de pesquisa levará, em média, quatro meses.

Parceria

O investimento para identificar o perfil de Lages é de R$90 mil. O projeto será financiado por empresas, entidades e pessoas físicas da região, não onerando os cofres do município. Assim, a própria Glóbulo fará um evento com vários painéis, com base no tema “Transformação Criativa de Território”. Todo o valor será destinado para custear o projeto. O evento acontece no dia 14 de fevereiro, e o valor é de R$100,00.

A Pesquisa

A consultoria de gestão de marca e ecossistemas foi contratada para trabalhar na percepção de potencialidades e proposta de valor da região. O trabalho inicial é conhecer as considerações e visões de toda a população. Para isso, realizarão conversas e dinâmicas e a participação da comunidade é indispensável para o sucesso dessa análise.

As respostas não serão julgadas nem avaliadas e não existe certo ou errado, são apenas para identificar as suas percepções sobre a cidade. Essas respostas são confidenciais e serão utilizadas apenas para a consulta e elaboração do projeto.

Acesse e participe da pesquisa para colaborar com Lages

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