Turismo

Visitação ao Morro da Igreja só com agendamento

Published

em

Foto: Núbia Garcia/Arquivo CL

Um dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense, o Morro da Igreja,  pertencente ao Parque Nacional de São Joaquim, localizado no município de Urubici, está com novos horários e dias para visitação, devido às obras que estão sendo realizadas na estrada.

O acesso ao mirante do morro está sendo controlado e, por isso, é obrigatório o agendamento antecipado para visitar o local. Agora, visitantes somente poderão subir o morro em três dias da semana: nas sextas, sábados e domingos.

De acordo com o chefe do Parque Nacional de São Joaquim e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Santi Cardoso da Silva, nos meses de julho e agosto, a visitação ao morro será permitida somente às sextas, sábados e domingos, mediante autorização prévia. Para os demais meses, os dias de visitação serão confirmados posteriormente e dependerão do ritmo das obras.

Para evitar filas, desde o dia 8 de julho de 2019, as autorizações estão sendo emitidas somente com base em agendamento prévio. “Solicitações por telefone, via postal, presencial ou encaminhadas que não atendam às instruções do órgão, não terão validade,” informa.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, André Monsores, apesar de o município ter diversos pontos turísticos, o Morro da Igreja com vista para a Pedra Furada é um dos mais procurado pelos visitantes. 

Visitação 

Em caso de necessidade de obras na estrada, condições climáticas adversas, como neve, formação de gelo na pista, ventos extremos, bem como outros fatores que coloquem em risco a segurança dos visitantes, a visitação poderá ser suspensa ou interrompida sem aviso prévio. Além disso, não é permitida a entrada de micro ônibus, ônibus, caminhão ou reboque, apenas veículos de passeio, vans, motocicletas e bicicletas.

Obras

A estrada de acesso ao Morro da Igreja foi construída na década de 1980 e está passando por revitalização completa, sendo a primeira desde sua implantação. A obra começou em fevereiro de 2018 e o prazo para conclusão é novembro deste ano.

Ao todo serão revitalizados os 16 quilômetros da estrada que liga a SC-370 ao portão do radar da sede da força aérea que fica no topo do morro. As obras de revitalização abrange contenção, drenagem, recuperação asfáltica, sinalização de trânsito, recuperação das placas de concreto e asfáltica, além do cercamento da área patrimonial da aeronáutica. A execução será feita pelo 1ª Batalhão Ferroviário de Lages, em conjunto com a empresa Souza Compec Engenharia e Construções Ltda, de São Paulo.

Como pedir autorização

  • O pedido de autorizações devem ser encaminhada um e-mail [email protected], das 9h de segunda até as 12h quinta-feira, da mesma semana em que for visitar o ponto turístico.
  • Nome completo do condutor do veículo
  • Número de CPF da pessoa informada anteriormente
  • Tipo do automóvel, van, moto ou bicicleta;
  • Placa do veículo (exceto para bicicletas)
  • Número de passageiros
  • Município de residência 
  • indicar o dia (sexta, sábado ou domingo) e turno (manhã ou tarde) em que deseja fazer a visita. Pode indicar mais de uma opção, por ordem de preferência. Conforme disponibilidade, o agendamento será efetuado, respeitando a ordem informada pelo solicitante.

Confira mais informações com pedir a autorização para o acessar o local.

clique para comentar

Deixe uma resposta