Conecte-se a nós

Notícias

Um pouco dos encantos históricos da bela Itália

Published

em

Lages, 31/05/2010, Correio Lageano

 

A Itália é um país que encanta. Retratada em vários filmes, atiça o imaginário de muita gente que sonha em conhecer Roma e sua tradicional praça e a Fontana de Trevi; Veneza e seu romântico canal; Milão com suas luxuosas lojas; e a maravilhosa região da Toscana que já serviu de cenário para muitos filmes românticos.


Mesmo durante o inverno o sol brilha esplendoroso sobre a paisagem que, além de sua beleza natural, tem seu patrimônio arquitetônico preservado, tudo integrado ao dia a dia de quem mora por ali.


Também quando se fala na Itália, logo vem à mente a sua cozinha e o seu vinho. Tudo regado a uma conversa boa e animada, preferencialmente em volta da mesa.

O visitante que deseja desfrutar dos deleites culinários deve ir não somente aos restaurantes famosos, mas também às mais modestas trattorie e roticerie. Nestes ambientes caseiros, a qualidade é excelente e os preços moderados.


Uma boa opção é pedir indicações aos moradores do lugar, que sabem onde se pode comer um sanduíche ou café expresso no balcão de um bar, o que pode custar a metade do preço dos mesmos servidos à mesa de um restaurante. Isto é válido para refeições rápidas.


As especialidades regionais incluem trufas e Agnolotti (macarrão recheado) do Piemonte, onde os vinhos Barolo e Asti Spumante são excelentes. Na Lombardia, experimente um Risoto Alla Milanese (arroz com açafrão), Osso Buco (perna de vitela), queijo gorgonzola e panetone; Risi e Bisi (sopa de arroz e ervilhas) e Fegato Alla Veneziana (fígado acebolado) são especialidades de Veneza, que produz os populares vinhos Soave e Valpolicella.

Um T-Bonesteak à Italiana fica mais especial quando passa a ser uma Bistecca Alla Fiorentina, na Toscana, que é também a origem do vinho Chianti. A Campania é o lar oficial da pizza e a Scilia apresentou ao mundo o Canelone, a Cassata e outras massas maravilhosas.


As lojas elegantes de Roma concentram-se em ruas tais como Via del Corso e Via Condotti. A Galleria de Milão, com seu teto de vidro (construída em 1878) é o modelo de muitas galerias de lojas nos Estados Unidos. Muitas cidades e aldeias têm mercados coloridos, onde se vendem artigos de segunda mão (Mercados de Pulgas). Um dos melhores é conhecido como Porta Portese, à margem do Tibre, em Roma.


O Coliseu e o Forum são pontos de partida  para explorar a cidade. O Panteão com sua cúpula, construído em 27 A.C., é o local antigo mais bem preservado e é o mausoléu de Rafael e muitos outros notáveis. Museus Capitolinos, no coração de Roma, numa praça projetada por Michelângelo, são conhecidos por suas esculturas etruscas e pela estátua do Imperador Marco Aurélio, restaurada.
 

fotos: fotos GB edições/divulgação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: