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Um pedacinho da história da capital nos municípios catarinenses
Lages poderá ter um pedacinho de um dos mais icônicos pontos turísticos do Estado. A Ponte Hercílio Luz, que é tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, e também como patrimônio estadual, está sendo revitalizada. O aço retirado desta obra vai ser distribuído pelo Governo do Estado para que os municípios reconstruam pontes em condições precárias.
No fim de agosto, o governo anunciou que até 835 kits de aço da ponte serão entregues aos municípios. Lages poderá ser contemplada e, para garantir que isso aconteça, a Defesa Civil do Município está tomando várias medidas. Já manifestou à Defesa Civil Estadual o interesse em ser contemplada, e está elaborando um levantamento para verificar a situação das pontes nos perímetros urbano e rural, a fim de identificar quais estruturas poderiam ser substituídas pelo aço da Hercílio Luz. Até o final da semana que vem, o levantamento deve ser concluído e entregue ao Estado.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Lages, Jean Souza, para se habilitarem a receber os kits, os municípios precisam atender a uma série de requisitos, como ter a Defesa Civil instituída e estar com o Plano de Contingência de 2019 cadastrado (Lages cumpre ambos), dentre outros.
Ele explica que é necessário apresentar ao Estado um relatório com fotos das pontes a serem substituídas, para demonstrar o estado atual, e indicar as coordenadas geográficas das mesmas. “Também teremos de fazer as cabeceiras de concreto das pontes. Depois de tirar as fotos e indicar a coordenada geográfica, temos que assinar um termo de compromisso garantindo que a gente vai fazer as cabeceiras. Depois que as cabeceiras estiverem prontas, aí sim, a gente recebe esses kits.”
Os municípios encaminharão suas demandas e o estado avaliará os pedidos para selecionar os contemplados. De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a expectativa da Defesa Civil é que os primeiros kits comecem a ser entregues dentro de 80 dias, aproximadamente.
“Pelo que a gente vê, poucos municípios estarão habilitados, porque nem todos têm uma Defesa Civil instituída e muito menos o plano de contingência em dia. Da parte do município, a gente tem certeza que até a semana que vem estaremos com esta demanda em Florianópolis, para que façam a avaliação,” avalia.
Em notícia publicada no início da semana, a Defesa Civil informou que cerca de 50 prefeituras já haviam procurado o Governo do Estado para demonstrar interesse nos kits. As pontes que serão construídas com estes kits terão até 12 metros de comprimento e deverão substituir pontes precárias, em sua maioria feitas de madeira.
História da ponte
Inaugurada em maio de 1926, a Ponte Hercílio Luz foi a primeira ligação entre e ilha de Santa Catarina e o continente. É a mais longa pênsil com sistema de barras de olhal do mundo, com um vão central de 339 metros e uma extensão total de 821 metros. Até então, quem precisava ir do continente para a ilha e vice-versa, podia fazer isso apenas usando balsas. À época de sua construção, por causa da dificuldade em acessar a ilha e pela distância entre Florianópolis e diversas cidades, havia uma movimentação dos municípios do interior para que a capital fosse transferida, pois consideravam a ilha muito distante para ser o centro administrativo e político do Estado.
Ironicamente, a Lages que hoje pode receber partes da Hercílio Luz, era uma das cotadas para se tornar a nova capital do Estado. Para consolidar Florianópolis como capital, o então governador Hercílio Luz idealizou a ponte, que acabou levando seu nome porque ele morreu antes da inauguração.
O cartão-postal catarinense sofreu com a deterioração ao longo dos anos e, em 1991, foi interditada, mesmo estando em processo de recuperação. A expectativa é que a obra de recuperação, que já dura quase quatro décadas, seja concluída nos próximos meses e que a ponte seja reaberta ainda em 2019.