Conecte-se a nós

Notícias

UE oferece ajuda à A.Latina diante do aumento da violência contra mulheres

Published

em

Bruxelas, 30/06/2010, (EFE)

 

A União Europeia expressou nesta quarta-feira sua preocupação com o aumento da violência, especialmente os homicídios, contra as mulheres em algumas regiões da América Latina, e ofereceu cooperação para ajudar a combater este problema.

 


"A UE está preocupada com o aumento da violência de gênero em algumas áreas da América Latina", manifestou em comunicado a responsável para a Política Externa do bloco europeu, Catherine Ashton.

 


A preocupação é especialmente grave pelo "aumento dos homicídios contra mulheres e meninas que acontece em alguns contextos de violência de massa e discriminação estrutural", acrescentou a alta representante europeia.

 


Segundo ela, a UE condena firmemente todo tipo de violência de gênero e o "abominável crime do feminicídio, bem como a prevalente cultura de impunidade para estes crimes".

 


O comunicado acrescenta que a União Europeia apoiará "ativamente" a cooperação com a América Latina nesta questão, compartilhando as práticas eficazes e buscando remédios para eliminar o problema, por meio de apoio político, cooperação legislativa e medidas concretas.

 


Entre as medidas, figuram a criação de bases de dados nacionais, a publicação de programas e manuais educativos em questões de gênero, a padronização de protocolos e o desenvolvimento de conhecimentos especializados.

 


Além disso, a UE elogiou o trabalho da Corte Interamericana de Direitos Humanos no tema. O bloco considera "um passo positivo" que esse tribunal tenha estabelecido que a violência de gênero pode constituir discriminação por motivos de gênero, bem como seu apoio ao conceito do feminicídio como "homicídio por motivos de gênero".

 

Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: