Conecte-se a nós

Notícias

UE e EUA assinam acordo sobre dados bancários para seguir terroristas

Published

em

Bruxelas, 28/06/2010, (EFE)
 

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira um acordo de transferência de dados bancários internacionais para seguir supostos terroristas, depois de mais de quatro meses de vazio legal, com a reprovação de um texto anterior pelo Parlamento Europeu.

 

O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, representando os 27 países-membros da UE, assinou o acordo de segurança junto à comissária europeia para Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom, e o responsável pelo escritório de Economia da embaixada dos EUA na UE, Michael Dodman.

 

Rubalcaba demonstrou sua "satisfação" por ter fechado "um bom acordo" com Washington, que é "importante" para "prevenir e lutar contra o terrorismo".

 

Dodman agradeceu à Presidência espanhola de turno da UE e à Comissão Europeia por seu trabalho em negociações que ele qualificou como "muito intensas" e nas quais participaram funcionários dos departamentos de Estado, de Justiça e do Tesouro americanos.

 

O acordo entre Bruxelas e Washington era uma das prioridades da Espanha durante o semestre em que ocupou a Presidência de turno da UE.

 

"Esperamos que na semana que vem, em Estrasburgo (França), o plenário do Parlamento Europeu aprove o texto", declarou a comissária Cecilia, em entrevista coletiva.

 

O pacto fixa um prazo de cinco anos para que a Europa habilite um sistema próprio que garanta o respeito da privacidade e das liberdades individuais. Enquanto isso, funcionários europeus controlarão a extração de dados dos servidores do consórcio bancário internacional Swift pelos americanos.


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: