Conecte-se a nós

Eleições

TRE-SC realiza Simulado Nacional de Urnas e Totalização para as Eleições 2018

Published

em

Está sendo realizado nesta segunda (27) e terça-feira (28), em 78 das 98 Zonas Eleitorais do estado, o Simulado Nacional de Urnas e Totalização para as Eleições 2018, com o objetivo de testar a integração de todos os sistemas de software que envolvem o processo eleitoral, desde a votação até a totalização dos votos.

“O Simulado engloba todos os sistemas eleitorais envolvidos no processo eleitoral, iniciando com o cadastro eleitoral e o sistema de candidaturas, porque temos eleitores e candidatos na urna. Logo depois, passa pela geração de mídias, que vai usar o GEDAI (Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica). Após isso, a urna vai encerrar e transmitir os dados por meio do programa chamado Transportador. Na sequência, os dados serão totalizados no programa Gerenciamento”, explicou João Sebastião de Andrade, chefe da Seção de Voto Informatizado.

As Zonas Eleitorais foram divididas em 9 grupos que estão testando, ao todo, 11 cenários de votação que incluem, por exemplo, uma votação normal, uma votação normal com interrupções e utilização de urna de contingência e uma votação normal com boletim de urna final gerado pelo recuperador de dados. Essas ocorrências foram planejadas a partir das orientações que o TSE forneceu para a realização do Simulado.

O evento foi acompanhado nesta segunda-feira pelo presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, na Central de Atendimento ao Eleitor, em Florianópolis. “Estamos fazendo simulações das eleições, apresentando vários cenários onde poderá haver situações diversas de risco para a urna. Essas simulações visam demonstrar não só a eficiência, mas sobretudo a segurança das urnas eletrônicas”, comentou o desembargador Roesler. Além do presidente do TRE-SC, a Ouvidoria também esteve presente na Central, por meio do juiz Ouvidor, Wilson Pereira Júnior.

Na terça-feira (28), o Simulado será realizado na Sede do Tribunal Regional Eleitoral, que aproveitará o evento para efetuar uma simulação tendo como base a eleição para prefeito em Vidal Ramos, que ocorrerá em 28 de outubro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: