Conecte-se a nós

Eleições

É preciso cuidado com o material de divulgação dos candidatos

Published

em

Foto: Susana Küster

Imagens de candidatos à Presidência da República com números trocados têm circulado pelas redes sociais. A Agência Lupa, que trabalha com fact-checking, publicou uma reportagem sobre essas imagens. O chefe de cartório da 21ª Zona Eleitoral de Lages, Gilmar Duarte da Luz, alerta para os cuidados que se deve tomar neste período, principalmente com o material de candidatos divulgado na internet.

Para que o eleitor sinta-se seguro com as informações divulgadas, Gilmar explica que as informações corretas estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde os números oficiais podem ser conferidos com segurança. Ele ainda ressalta que o TRE é um órgão ligado ao Poder Judiciário e não tem poder de fiscalizar. Por isso, é importante que os eleitores, ao notarem esse tipo de informação falsa, devem denunciar.

Essas denúncias só podem ser feitas com a identificação do denunciante. Porém, podem ser realizadas diretamente no aplicativo para smartphone. Ele permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral e o Ministério Público no combate a crimes eleitorais. As denúncias também podem ser feitas através de petição.

Desinformação

Outra questão que gera preocupação, segundo Gilmar, é o cuidado necessário com as notícias divulgadas pela internet e, de forma especial, nas redes sociais. Principalmente, as fake news, estas notícias, muitas vezes, empregam manchetes atraentes ou inteiramente fabricadas para aumentar o número de leitores, compartilhamentos e taxas de cliques na internet. Por isso, Gilmar ressalta que é necessária muita atenção ao compartilhar esse material, pois o usuário também pode ser responsabilidade pela divulgação da informação falsa.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: