Geral

Tranquilidade ao meio-dia com um piano de sobremesa

Published

em

Durante uma hora, o músico Antonio Lugou se apresentou ao piano - Foto: Andressa Ramos

Um lugar tranquilo, com vento fresco, ideal para fugir do calor e da correria do dia-a-dia, principalmente ao meio-dia, horário em que o sol está escaldante e muitos não têm para onde escapar. A alternativa pode ser se refugiar no Teatro Marajoara, no Centro de Lages, cenário de um projeto diferente, que mistura delicadeza, leveza, frescor e muita música.

A música estimula inúmeras sensações e emoções, como alegria, entusiasmo, tristeza ou até levar ao estado de reflexão. Pensando em propiciar um instante de descanso, relaxamento e apreciação da música, o artista e coordenador de eventos da Fundação Cultural de Lages, Antonio Lugon criou o projeto de apresentações artísticas durante o meio-dia.

Lugon se inspirou em projetos que aconteciam no Rio de Janeiro há 25 anos, época em que os teatros eram abertos gratuitamente ao público. O objetivo é tirar as pessoas da “loucura” do horário de pico, em que há a preocupação do intervalo para o almoço, do trânsito. Assim, proporcionar àquelas pessoas que não têm onde ficar depois que almoçam e precisam esperar o horário ao retorno do trabalho, uma hora diferente.

As irmãs Carmen Lúcia Fornari Diez e Nadia Helena Fornari Colpani passavam em frente ao Marajoara e viram o cartaz do “Piano de Sobremesa”, não pensaram duas vezes e entraram. As duas são apreciadoras de música clássica. Elas escolheram as poltronas lá da frente, local mais conhecido como da turma do gargarejo, para que pudessem acompanhar de perto a apresentação.

Assim, de forma muito descontraída e informal, às 12h30, Antonio Lugon cumprimenta a todos que estão nas cadeiras do Teatro Marajoara, deseja uma boa tarde, explica que as pessoas podem ficar à vontade para mexer no celular, para descansar, meditar e aproveitar os 60 minutos de apresentação.

“A proposta é música ao vivo executada ao piano durante uma hora. Mas podemos receber outros músicos que desejem fazer parte deste projeto que, além de oferecer bons momentos para as pessoas, pode criar uma grande integração entre os músicos,” comenta.

Até março, seguem, durante às terças e quintas, entre 12h30 e 13h30, as apresentações de piano. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Neste período, será avaliada a participação do público para que outras apresentações sejam incluídas na programação.

clique para comentar

Deixe uma resposta