Geral
Terça-feira com tempo instável na Serra Catarinense
O mês de agosto deverá terminar seco e com temperatura mais elevada no Estado. Porém, a chegada de uma outra frente fria promete trazer chuvas para Santa Catarina no início de setembro.
Os próximos dias serão de sol entre nuvens em Santa Catarina, com temperaturas baixas ao amanhecer e mais elevadas à tarde, inclusive na quinta (29) e na sexta-feira (30) devido à influência de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) em Santa Catarina. A informação é da Epagri/Ciram.
A terça-feira (27) começou com nevoeiro e deverá ter abertura de sol à tarde. Para as áreas próximas de Lages, o dia deve alternar entre céu nublado e momentos prolongados de sol. Há condição de chuva e trovoada isolada, a qualquer hora do dia, segundo o meteorologista da Central do Tempo, Piter Scheuer.
Para a quarta-feira (28), o ar seco, que cobre Santa Catarina favorece um dia de tempo firme com presença de sol e poucas variações de nuvens. Há formação de nevoeiros entre a madrugada e início da manhã nas áreas de vales e baixadas. Calor fora de época com temperatura máxima próxima dos 29ºC a 32ºC entre o Oeste, Meio Oeste Litoral Sul (áreas afastadas do mar). As mínimas variam entre 9 a 13ºC do Oeste a Serra durante a madrugada e amanhecer.
Já no topo da Serra, mínimas entre 4ºC a 7ºC. Vento de nordeste a norte com rajadas de 25 a 45 km/h em todas as regiões. Na quinta-feira (29) o dia será de sol com poucas variações de nuvens na maioria das regiões. Calor fora de época com máximas próximas dos 30ºC entre o Oeste e Litoral Sul. Nebulosidade variável com muitas nuvens no início do dia da Grande Florianópolis ao Norte do Estado por conta do escoamento de ventos frios e úmidos.
Fim de semana
Para o fim de semana, a previsão indica chuva e temporais isolados para Santa Catarina, com valores mais significativos no Litoral e áreas próximas, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e o deslocamento de uma frente fria. No Oeste a previsão é de pouca chuva. Logo após, a temperatura diminui com a chegada de uma massa de ar frio. Próximo aos dias, 3 e 4 de setembro, outra frente fria deve deslocar por Santa Catarina, trazendo mais chuva.