Geral
Tendências tecnológicas para atrair mais clientes
Digitization Retail. Uma sopa de letras que por si pode não dizer muita coisa, mas são essas duas palavras que estão ditando a tendência do marketing. E foi sobre esse assunto que o professor Oliver Hackl, especialista em Marketing de Varejo e gestão em recursos humanos, falou a um grande público, na manhã de sexta-feira, no Órion Parque Tecnológico, em Lages.
O alemão esteve na feira de tendências e tecnologias, NRF Retail’s Big Show, em Nova Iorque, onde a missão técnica do Senac também se fez presente em 2017. De lá, Hackl trouxe para a palestra, em Lages, o que os mercados estão fazendo para atrair clientes, num cenário completamente digitalizado.
Desde sistemas de localização, que avisam quando um consumidor está indo à loja buscar sua compra, até outro que transforma o smartphone em sua “casa”, fazendo com que se possa receber encomendas em qualquer lugar. Até a realidade virtual e a possibilidade de fazer compras em um supermercado 3D são algumas das oportunidades de engajamento.
Um dos cases de sucesso, citados na fala do professor, é o fundador do grupo Alibaba, Jack Ma, chinês responsável por sites de compras como AliExpress, entre outras soluções tecnológicas, que fazem do grupo – e do site – um dos maiores serviços de varejo do mundo.
Para Hackl, obter esse sucesso não é um caminho fácil, mas testar, trabalhar em equipe e observar a reação dos clientes, são alguns dos passos para começar a implementação de tecnologia nas vendas. A palestra também serviu para apresentar o que comerciantes e empresários de Santa Catarina vivenciaram durante a missão técnica.