Notícias

Temporal causa estragos na Serra Catarinense

Published

em

Casa destelhada no Bairro Centenário - Foto: Patricia Vieira

Atualizada às 11h (31/10) – 

A forte chuva com vento que atingiu a Serra Catarinense, na madrugada desta quinta-feira (31), provocou quedas de árvores, destelhamentos de casas, falta de luz entre outros. A Defesa Civil de Lages atendeu vários chamados de moradores espalhados por 23 bairros da cidade. Perto das 11h a Defesa Civil divulgou que foram 42 destelhamentos, sete quedas de árvores e duas placas, na cidade.

Na localidade de Pedras Brancas há registro de queda de 25 árvores. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Jean Felipe de Souza, o número de ocorrência pode aumentar. No entroncamento da Avenida Papa João XXIII com a Valério Antunes, no Bairro Ipiranga, ainda de madrugada, a árvore que caiu foi retirada.

Pela manhã, a Defesa Civil trabalhava para retirar quatro eucaliptos que caíram nas estrada de acesso a comunidade de Caetano Verza. Equipes estão percorrendo bairros de Lages para identificar mais pontos atingidos. Não há relatos de pessoas feridas. 

Em um período de seis horas, desde quando iniciaram as chuvas torrenciais na madrugada  foram contabilizados 40mm de chuva, com ventos de até 82 km/h. De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, permanece a condição temporais localizados com chuva moderada a forte, descarga elétrica, ventania (rajadas próximas e acima de 60 km/h) e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, por causa do deslocamento de uma frente fria.

Falta de energia elétrica

Na manhã desta quinta-feira (31), segundo o gerente do Núcleo Planalto da Celesc, em Lages, Gladimir Jeremias, atualmente  25 mil unidades estão sem sem energia elétrica, principalmente nos municípios de Anita Garibaldi, Celso Ramos, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Palmeira, Painel e Urupema. “Acredito que até final da manhã grande parte dos consumidores deve estar reenergizado”, ressalta.

Municípios afetados

Anita Garibaldi 4.401
Bocaina Do Sul 629
Bom Jardim Da Serra 1
Bom Retiro 3.910
Campo Belo Do Sul 3.264
Capão Alto 1.635
Celso Ramos 1.317
Cerro Negro 1.615
Correia Pinto 174
Curitibanos 805
Frei Rogério 141
Lages 3.631
Otacílio Costa 540
Painel 1.093
Palmeira  1.182
Ponte Alta  211
Rio Rufino 92
Santa Cecília 19
São Joaquim 1.714
São José Do Cerrito 4.025
clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *