Geral
Temporal atinge a Serra Catarinense, na tarde desta segunda
Atualização 20h08 (1º/10)
Um temporal passou rapidamente por Lages, na tarde desta segunda-feira (1º), por volta de 15h20. O vento destelhou algumas casas e estabelecimentos, mas ainda não há informações da gravidade do vento, que atingiu cerca de 60 quilômetros na região.
A Defesa Civil já havia emitido um alerta avisando sobre a possibilidade de tempestade, na Serra Catarinense, uma hora antes antes, quando o fenômeno chegava a Campo Belo do Sul. O risco de granizo pequeno era pequeno. A única região que aponta risco de forte tempestade é o Litoral Sul de Santa Catarina, por enquanto. Abaixo algumas fotos do Bairro Tributo, de Campo Belo do Sul e um vídeo gravado por um leitor, no Bairro Universitário.
BR-282
Próximo a localidade do Salto Caveiras, o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado devido as fortes chuvas. A principal ocorrência, segundo a corporação, foi a queda de uma árvore na BR-282, que obstruiu a pista.
São Joaquim
Outro município da Serra que foi atingido fortemente pelo temporal foi São Joaquim. As rajadas de vento chegaram a atingir entre 60 a 70 quilômetros. Um dos bairros mais afetados foi o Bela Vista, onde uma casa foi destelhada e o telhado de zinco arremessado em direção a fiação elétrica, deixando o local sem energia.
A Escola de Educação Básica Manoel Cruz também foi atingida, com destelhamento e alguns vidros quebrados na parte da biblioteca. Na conta do Twitter da Estação Meteorológica Climaterra, o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho acredita que tenha passado um pequeno tornado em São Joaquim, principalmente no Bela Vista, pois os moradores relataram ter visto o vento fazer um funil no ar e, também, por causa da intensidade dos ventos e gravidade dos estragos.
Outras ocorrências
Além dessas ocorrências, os leitores do CL relataram na página do Facebook outros estragos pela cidade. Alguns destalhamentos no Bairro Várzea, a comunidade do São Paulo ficou sem energia elétrica, em função das rajadas de vento, a região do Bairro Guarujá também foi afetada, mais precisamente os condomínios habitacionais. Outro município que relatou problemas foi Otacílio Costa e Campo Belo do Sul, primeira cidade da Serra a ser afetada pelo temporal.