Notícias

Temperaturas extremas e chuva no fim de tarde

Published

em

Foto: Andressa Ramos

É bom se preparar para os próximos dias, principalmente quem mora em regiões que alagam. Isso porque, apesar do céu azul e altas temperaturas, o clima deve mudar durante a tarde e a chuva pode castigar algumas cidades de Santa Catarina.

O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, explica que não há como apontar o município em que haverá temporal. Mesmo assim é bom deixar as janelas de casa fechadas e desligar os eletrodomésticos da tomada.

Extremos

Santa Catarina viveu nos últimos sete dias, dois extremos de temperaturas. Saindo de -2,1ºC em Urupema, na Serra Catarinense, para 42,2ºC em Blumenau no Vale do Itajaí. Ambas temperaturas foram recordes para o mês de dezembro.

Ronaldo Coutinho diz, ainda, que a temperatura registrada em Blumenau, conforme o histórico da Furb é a maior já registrada em dezembro e só perde para os 43,0°C registrados em janeiro de 1931 naquele município.

E o calorão segue para os próximos dias. Em Lages, a temperatura máxima deve ficar próxima dos 30ºC, já em regiões do Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, as temperaturas podem chegar perto dos 40ºC. Coutinho indica risco de temporal a qualquer hora do dia em qualquer cidade de Santa Catarina.

Tendência de 19 a 28 de dezembro

Período com previsão de chuva frequente em SC, concentradas especialmente no período da tarde e noite, e por vezes na madrugada, característica de verão. A temperatura ameniza um pouco, no entanto, nos dias com predomínio de sol chega facilmente a 30°C à tarde, na maioria das regiões.

clique para comentar

Deixe uma resposta