Geral
Tailândia emite ordem de detenção por
A ordem tinha sido solicitada ao Tribunal Penal de Bangcoc pelo Departamento de Pesquisas Especiais da Polícia, que tinha apresentado como prova um vídeo no qual supostamente Shinawatra encorajava seus seguidores a cometer atos violentos.
Do exílio, Shinawatra enviou um comunicado a Tailândia para manifestar que a ordem judicial faz parte dos esforços do Governo com objetivo de destruí-lo politicamente.
O ex-líder precisou que a conspiração para destruir sua carreira política começou com o golpe militar de 19 de setembro de 2006, que acabou com seu mandato.
Ao todo, 85 pessoas morreram entre eles um cinegrafista japonês e um fotógrafo italiano.
Shinawatra culpa por muitas destas mortes os excessos das forças de segurança tailandesas.
Shinawatra é considerado o líder espiritual dos "camisas vermelhas" e quase diariamente se dirigiria a eles com mensagens por televisão a partir do exílio, onde permanece à margem da justiça, apesar das várias ordens de prisão contra si.
O único que segue foragido é Arisman Pongruangrong, ex-cantor que há um mês ganhou fama depois de escapar dos soldados que queriam prendê-lo utilizando uma corda enquanto tudo era registrado por câmeras de televisão.
Foto: EFE / Divulgação