Essencial

Sutiã e a saúde da mulher

Published

em

Foto: Freepik/Divulgação

O sutiã é um acessório que faz parte do dia a dia da mulher, principalmente para aquelas que tem seios maiores. Usar o sutiã com tamanho errado, além de ser desconfortável, com o passar do tempo pode acarretar problemas de saúde.

Para se ter uma ideia, um estudo da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, revelou que 80% das mulheres usam sutiãs mal ajustados ou de tamanho errado. E a maioria acaba nessa situação devido a dificuldade em descobrir o tamanho ideal.

A principal queixa das mulheres é a falta de suporte às mamas. Além do desconforto nos seios, um sutiã mal ajustado pode deixar marcas na pele e, geralmente, estão associados a outros problemas. Como dores no pescoço, coluna e ombros, má postura e até alergias e irritações dermatológicas.

Um sutiã inadequado também é responsável pela alteração permanente no corpo, como o afundamento dos ombros, devido a pressão das alças. Isso acontece principalmente em mulheres com seios fartos. Não é à toa que muitas optam pela cirurgia de redução das mamas, em busca do seu bem estar.

A escolha do sutiã ideal envolve uma série de fatores, por isso, existem consultorias especializadas, que se dedicam em auxiliar a mulher para encontrar a peça correta. Na Trapus de Seda, nos dias 7, 8 (das 9h às 19h) e 9 (das 9h às 17h) deste mês, uma especialista no assunto vai ajudar as mulheres a encontrarem o sutiã perfeito.

Proporcionar autoestima, bem estar e conhecimento sobre prevenção e saúde, é o intuito da empresária Dina Hahn, ao trazer essa consultoria para sua loja em Lages.
Dina explica que a Trapus de Seda visa sempre o conforto das clientes, buscando atender às mulheres reais e suas necessidades. “Cada mulher é única, mas todas querem sentir-se confortáveis e bonitas”, destaca.

Como um sutiã mal ajustado pode impactar na saúde

  1. Dores na coluna, ombros e pescoço: Se o sutiã for muito grande ou muito pequeno, falta o suporte e conforto necessário, ocasionando dores no corpo, principalmente em mulheres de seios fartos.
  2. Dores no peito: Um sutiã muito apertado pode pressionar os seios, causando dores e desconforto.
  3. Dores de cabeça: Uma peça mal ajustada pode causar tensão nos ombros e na coluna, ocasionando até mesmo dores de cabeça.
  4. Irritação na pele: A fricção causada por um sutiã mal ajustado leva a atritos e irritações na pele. Também é necessário ter atenção ao tecido da peça, pois alguns podem causar alergia.

Como encontrar o tamanho certo

Ao chegar na loja, prove as opções disponíveis e converse com a consultora sobre suas preferências e necessidades. As mulheres mudam o tamanho do sutiã várias vezes ao longo da vida, devido à alterações hormonais, ganho ou perda de peso, amamentação e envelhecimento. Portanto, o sutiã que era ideal anteriormente, agora pode não se encaixar.

A melhor maneira de encontrar o tamanho perfeito é ir a uma loja com colaboradores treinados, como a Trapus de Seda. Além de analisar e determinar um tamanho, também irão ajudar a escolher entre as marcas e estilos, pois cada modelo atende à biotipos distintos. Não há uma regra geral, portanto, lembre-se de algumas dicas ao experimentar sutiãs:

  • Banda: a parte que envolve o tronco é chamada de banda. Ela é responsável por 90% do suporte dos seios, por isso deve estar ajustada corretamente. É recomendável que o ajuste esteja no gancho intermediário, para que o sutiã possa ser adaptado em casos de alteração de peso.
  • Alças: as alças também são extremamente importantes, pois 10% do peso dos seios recai sobre elas. Idealmente, quanto maior o tamanho do sutiã, mais largas estas devem ser, de forma a proporcionar sustentação e segurança. Elas devem ajustar-se confortavelmente sobre os ombros para não pressionar a pele ou cair.
  • Taças: a taça ideal deve comportar completamente o seio, sem marcá-los ou deixar espaços. Atualmente existem modelos que diferenciam tamanhos de costas e taças para que cada mulher encontre o tamanho que melhor se adapta ao seu corpo.
clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com