Geral
Soltar fogos é uma brincadeira séria
Soltar fogos de artifícios são tradição da virada de ano. Apesar de ser encarado como uma brincadeira por grande parte das pessoas, o uso dos fogos é algo muito sério. Se usado de forma inadequada, pode incidir em graves acidentes.
O comerciante Tadeus Zanatto optou por vender fogos coloridos que fazem menos barulho, pois tem pouco estampido. Isso porque na casa dele tem uma porção de gatos e cachorros e ele se solidariza com o sofrimento desses animais nessa horas. “O hábito de soltar fogos na virada do ano está acabando aos poucos”, observa o lageano. Ele comprou apenas uma caixa que contém 20 unidades. “Houve ano que comprava de quatro a cinco caixas e vendia tudo”, justifica.
Sobre os riscos de estourar foguetes, Tadeus recomenda adquiri-los em local credenciado para garantir a qualidade do produto. Locais fechados, com muitas pessoas ao redor, ou próximos à rede de energia devem ser evitados, na hora de soltar os fogos. Aconselha a seguir as instruções contidas na embalagem. O manuseio não pode ser realizado por uma criança, ou após ingestão de bebida alcoólica. A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros.