Geral

Sobrevoo na madrugada assusta moradores

Published

em

Sala de administração do Aeroporto de Lages controla todos os voos - Foto: Bega Godóy

Uma aeronave Seneca (PA34), de pequeno porte, assustou moradores de Lages ao sobrevoar a cidade em baixa altitude, na madrugada de quarta-feira (5). Muitas pessoas imaginaram que o avião estava em pane, procurando lugar para pousar e até que poderia cair. Segundo a administração do Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, a Polícia Militar recebeu várias ligações e por sua vez ligou para o aeroporto.

Também pudera, o silêncio foi rasgado pela barulho do avião. Pessoas relatam que a aeronave circulou por cerca de 15 minutos e, como voava baixo, parecia estar no quintal da casa.

A administração do aeroporto de Lages avalia que nada de anormal aconteceu. Segundo o gestor do aeroporto, Marconi Augusto Farias de Oliveira, ele foi acordado próximo das 0h30 pela polícia informando que havia uma aeronave circulando baixo e questionando se o aeroporto estava operando, já que muitas pessoas estavam assustadas. “Liguei para o fiscal de pátio e perguntei o que estava acontecendo e soube que a aeronave estava ‘hangariando’, sendo guardada no hangar”, explica o capitão da reserva da Aeronáutica.

Ainda segundo Marconi, pela manhã ele perguntou para o piloto se houve algum procedimento por instrumento após a meia noite e ele respondeu que houve procedimento normal padrão. Disse que fez a reserva do balizamento e pousou bem. “Ele até comentou que as pessoas devem ter estranhado o barulho, por ser noite e a aeronave ter dois motores.

Questionado sobre a necessidade de circulação pela cidade, Marconi explica que as aeronaves se afastam, fazem uma curva até pegar alinhamento da pista para se aproximar.  Não simplesmente circulam no aeroporto e pousam.

O gestor explica ainda que toda aeronave tem que ter plano de voo. E pedir com antecedência (24 horas) para a administração do Aeroporto o acionamento do balizamento (acender as luzes da pista para o pouso).

Caso o clima não favoreça um pouso seguro por instrumentos, o piloto pode pedir para fazer via-rádio. No Aeroporto de Lages, o pouso via-rádio é oferecido somente até às 18 horas, mas pode ser acionado em outros horários.

Marconi orienta à população a ficar alerta, pois durante a Festa Nacional do Pinhão muitos artistas chegam de avião e o movimento e barulho tendem a aumentar. O nome do proprietário do avião não foi revelado. O que se sabe é que é de um empresário da região.

clique para comentar

Deixe uma resposta