Variedades
Sesc exibe o filme Parquelândia e provoca o debate
Com o objetivo de fomentar a reflexão e o debate através do cinema, o Sesc Santa Catarina realiza toda última semana do mês o projeto Diálogos Urgentes, com sessões comentadas de filmes contemporâneos. Este mês a exibição acontece nesta terça-feira (29), às 19h30, no Centro Cultural Vidal Ramos, com o documentário Parquelândia, de Cecília da Fonte. Encantamento, cores, sons e movimentos fazem parte desse documentário, que retrata a imagem e a memória afetiva dos parques de diversões itinerantes montados em periferias e cidades do interior. À luz do dia, a fantasia dá lugar a uma dura realidade: pessoas vivendo em situações precárias, relações de trabalho abusivas e histórias de vidas marginalizadas.
Parquelândia conta a história do dia a dia de trabalhadores e trabalhadoras de um parque de diversões que atravessa o sertão de Pernambuco e do Piauí. Os parques de diversões que rodam pelos pequenos municípios do interior do Nordeste e pelas periferias das capitais não têm o luxo e a megaestrutura dos grandes eventos, mas deixam marcas profundas na memória de crianças e adolescentes. A motivação para o filme veio quando Cecília, já adulta, visitou um desses parques e sua memória de infância foi submetida ao teste de realidade da precarização do trabalho nesses ambientes.
A programação gratuita acontece em 13 cidades: Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Capinzal, Joinville, Lages, Laguna, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Xanxerê. O projeto Diálogos Urgentes propõe trazer à tona temas atuais e pertinentes, de modo a gerar uma reflexão conjunta, contribuir para a construção de práticas colaborativas, e favorecer o diálogo entre a sociedade, grupos, estudantes, coletivos e demais agentes sociais.
Fonte: Sesc