Geral

Semana será de tempo instável na Serra Catarinense 

Published

em

Foto: Marcela Ramos

O Estado de Santa Catarina terá uma semana de tempo instável, com períodos de sol e de pancadas de chuva isolada.

Em Lages, a segunda-feira (30) amanheceu com o céu fechado, o sol teve que disputar um espacinho com as nuvens para poder aparecer.

Durante a tarde a previsão é de pancadas de chuva isolada em toda a Serra Catarinense. Temperatura máxima deve chegar aos 28°C. 

Conforme a previsão da Epagri/Ciram a semana será assim, sol com muitas nuvens durante as manhãs e pancadas de chuva à tarde. Assim será a terça-feira (31), diferindo apenas nas temperaturas que sofrem uma elevação.

A mínima em Lages será de 17°C, e a máxima deve chegar aos 29°C. 

A previsão de nebulosidade,  sol e chuva também permanece para quarta-feira (1) em Lages. A temperatura sofre uma queda a partir de quarta na região Serrana, a mínima deve ficar entre os 11°C e 15°C, e a máxima entre os 24° e 26°C. 

O engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, explica que  a possibilidade de chuva de segunda até quarta-feira (1), existe, porém de forma bem isolada.

“Essa chuva não será o suficiente para encher nossos rios e resolver o problema de estiagem, o aviso para economizarem água, permanece!” 

Quinta-feira (2), a chuva vai predominar no céu da Serra, a chance de o sol aparecer são poucas, pois a previsão é de sol encoberto. Temperatura mínima será de  15°C, e a máxima 23°.

Coutinho ressalta que uma frente fria passará durante a noite de quinta, possibilitando a chance de geada nas áreas altas da Serra, como as cidades de São Joaquim e Urupema.

Além das baixas temperaturas, a frente fria traz a predominância do sol em todo o Estado, durante a sexta-feira (3), a previsão de chuva está descartada.

Segundo a Epagri/Ciram a temperatura mínima em Lages, será de 10°C e a máxima 19°C. Em Urupema, uma das cidades mais frias da Serra, a mínima deve chegar aos 3°C.

Tendência de 3 a 13 de Abril 

O início do período será marcado por tempo estável e seco em Santa Catarina, com  temperatura mais baixa, especialmente no período noturno e amanhecer dos dias 3 e 4, com chance de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul, por influência de uma massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil.

Depois disso, a temperatura volta a se elevar. Próximo aos dias 7 e 8, uma frente fria deve avançar pelo litoral de SC, provocando chuva mal distribuída com baixa acumulado, e logo após a diminuição da temperatura novamente.   

Atenção: devido à previsão de pouca chuva no período recomenda-se o uso consciente da água em SC.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com