Geral
Semana será de tempo instável na Serra Catarinense
O Estado de Santa Catarina terá uma semana de tempo instável, com períodos de sol e de pancadas de chuva isolada.
Em Lages, a segunda-feira (30) amanheceu com o céu fechado, o sol teve que disputar um espacinho com as nuvens para poder aparecer.
Durante a tarde a previsão é de pancadas de chuva isolada em toda a Serra Catarinense. Temperatura máxima deve chegar aos 28°C.
Conforme a previsão da Epagri/Ciram a semana será assim, sol com muitas nuvens durante as manhãs e pancadas de chuva à tarde. Assim será a terça-feira (31), diferindo apenas nas temperaturas que sofrem uma elevação.
A mínima em Lages será de 17°C, e a máxima deve chegar aos 29°C.
A previsão de nebulosidade, sol e chuva também permanece para quarta-feira (1) em Lages. A temperatura sofre uma queda a partir de quarta na região Serrana, a mínima deve ficar entre os 11°C e 15°C, e a máxima entre os 24° e 26°C.
O engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, explica que a possibilidade de chuva de segunda até quarta-feira (1), existe, porém de forma bem isolada.
“Essa chuva não será o suficiente para encher nossos rios e resolver o problema de estiagem, o aviso para economizarem água, permanece!”
Quinta-feira (2), a chuva vai predominar no céu da Serra, a chance de o sol aparecer são poucas, pois a previsão é de sol encoberto. Temperatura mínima será de 15°C, e a máxima 23°.
Coutinho ressalta que uma frente fria passará durante a noite de quinta, possibilitando a chance de geada nas áreas altas da Serra, como as cidades de São Joaquim e Urupema.
Além das baixas temperaturas, a frente fria traz a predominância do sol em todo o Estado, durante a sexta-feira (3), a previsão de chuva está descartada.
Segundo a Epagri/Ciram a temperatura mínima em Lages, será de 10°C e a máxima 19°C. Em Urupema, uma das cidades mais frias da Serra, a mínima deve chegar aos 3°C.
Tendência de 3 a 13 de Abril
O início do período será marcado por tempo estável e seco em Santa Catarina, com temperatura mais baixa, especialmente no período noturno e amanhecer dos dias 3 e 4, com chance de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul, por influência de uma massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil.
Depois disso, a temperatura volta a se elevar. Próximo aos dias 7 e 8, uma frente fria deve avançar pelo litoral de SC, provocando chuva mal distribuída com baixa acumulado, e logo após a diminuição da temperatura novamente.
Atenção: devido à previsão de pouca chuva no período recomenda-se o uso consciente da água em SC.