Variedades
Semana de Museus será antecipada em Lages para período de 11 a 17 de maio
A 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), inicia em Lages no dia 11 de maio, na sexta-feira.
Nessa edição, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes, e no caso de Lages, teatro de forma ampla.
As datas nacionais estão programadas de 14 a 20 de maio, porém, com a abertura do Recanto do Pinhão Aracy Paim (19 de maio), a Fundação Cultural de Lages (FCL) e coordenação do Museu Thiago de Castro (MTC) definiram a antecipação das atividades da Semana de Museus para que toda a equipe esteja a postos para a Semana de Museus.
Em 2017, Lages, através dos seus museus, intensificou as ações de troca de conhecimentos por intermédio do teatro e da música, e a resposta foi positiva. Segundo o coordenador do Museu Histórico Thiago de Castro (MTC), Ader Godoy, a forma de falar sobre museus e suas histórias mudou com o uso constante das artes.
“Percebemos que era necessário aumentar a forma como nossos colaboradores conduziam as visitas. O Museu já fazia um ótimo trabalho com o uso da contação de histórias, teatro com bonecos e outras atividades. O que a equipe fez foi aumentar em quantidade esse recurso. A colaboração de professores de história, pesquisadores e o trabalho dos profissionais dos museus e espaços de memória da cidade também credencia Lages como uma das principais cidades no Brasil em atividades para a Semana dos Museus”, acredita Ader.
O superintendente da FCL, Giba Ronconi, também evidencia o trabalho dos demais espaços de memória de Lages. “O Memorial Nereu Ramos, por exemplo, também intensifica suas ações nas Semanas de Museu.
O trabalho da Maria Apolinária em contar a história do presidente Nereu conquista públicos de todas as idades. O Museu Malinverni Filho é o local da história da pintura em Lages, e espaços de memória como o museu do Batalhão Ferroviário também nos ajudam a contar nossas origens”, comenta.
Veja a programação para o Museu Thiago de Castro e Fundação Cultural de Lages, da 16ª Semana de Museus em Lages:
Dia 11 – Sexta-Feira
9h – ABERTURA: Ader Godoy – História Museus Hiperconectados, nova linguagem
10h – HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS PIONEIRAS DAS LAGENS – Sr. Sérgio Lamartine Abreu
14h – VISITA MEDIADA – Ader Godoy
Dia 12 – Sábado
10h – TEATRO DE BONECOS – Lendas (em Frente o Museu Thiago de Castro)
Dia 14 – Segunda-Feira
14h – SESSÃO DE CINEMA – A Voz da Cidade, de Marcelo Machado
15 – Terça-Feira
9h30min – TEATRO DE BONECOS – Antonho Baruio (Proseador) e Tio Banga (O Tocadô) – Grupo Cultural Artimanhas da Memória (GCAM)
14h – VISITA MEDIADA – Conhecendo a História do Museu Thiago de Castro
15h30min – VISITA TEMÁTICA – Acervos na História
19h – História da Máquina Fotográfica – Ader Godoy
20h – Técnica Fotográfica – Francisco Assis (Chico)
21h – TEATRO – Casos e Causos – Lendas e Folclores da Serra Catarinense (Sala Mario Augusto de Souza) – Telmo Mendonça, Paulinho Guazzelli, Alexandre Amaral, Alexsander Amaral, Klaus Werner, Ader Godoy
Dia 16 – Quarta-Feira
09h30min – SESSÃO DE CINEMA – Turno Noturno, curta-metragem curso de jornalismo Uniplac
10h30min – SESSÃO DE CINEMA – A Voz da Cidade, de Marcelo Machado
14h – SESSÃO DE CINEMA – Edgar e o Reino Submerso 15h – SESSÃO DE CINEMA Sebinca Christo de Fernando Leão
Dia 17 – Quinta-Feira
9h30min – TEATRO DE BONECOS – História da História das Lagens – Antonho Baruio (Proseador) e Tio Banga (O Tocadô) – Grupo Cultural Artimanhas da Memória (GCAM)
14h – SESSÃO DE CINEMA – A Voz da Cidade (Seguido de Visita Mediada)
15h30min – SESSÃO DE CINEMA – Turno Noturno (Seguido de Visita Mediada)
19h30min – TEATRO – Casos e Causos da Coxilha Rica – Dona Terezinha
20h – TEATRO – Casos e Causos
21h – ENCERRAMENTO