Geral
Sem prazo para restaurar Centro de Informações Turísticas
Mato alto, janelas e porta quebradas, piso estragado, entradas fechadas por tapumes, madeira desgastada, lixo por toda a parte. A descrição não chega nem perto de representar a situação de abandono em que se encontra o Ponto de Informações Turísticas localizado no Bairro Frei Rogério, em Lages, na esquina entre a marginal da BR-282 e a Avenida Duque de Caxias.
Originalmente construído para abrigar um centro de informações para atender aos turistas, o local está há anos fechado, e já chegou a ser cedido pela prefeitura para utilização da Polícia Militar, que também não ocupa o local atualmente. Abandonado, o imóvel tem servido como estacionamento para veículos particulares durante o dia.
De acordo com o executivo de Turismo da Prefeitura de Lages, Luis Carlos Pinheiro, em novembro de 2018, ele e o prefeito Antonio Ceron começaram as tratativas para definir qual a melhor destinação do local e o que precisa ser feito para restaurá-lo. Em dezembro ficou definido que só agora, em 2019, será feito o planejamento de ações para uma possível reativação do espaço.
Pinheiro explica que ainda em janeiro, durante a primeira reunião do Conselho Municipal do Turismo, o tema será colocado em pauta para que os conselheiros ajudem a definir qual a melhor destinação do prédio. “Sugeri que a gente reative o Centro de Informações Turísticas e agregue com alguma atividade cultural. Mas esta é apenas uma ideia que será apresentada ao conselho, e o conselho é quem vai colaborar com esta definição.”
Além de definir para qual finalidade o prédio será ocupado, as reuniões com o conselho também servirão para decidir quais providências serão tomadas para reformar o local. Pinheiro estima que, a partir da primeira reunião, dentro de quatro meses será possível ter algumas definições e começar a executar o planejado.