Economia e Negócios

SCGÁS: Pandemia atrasa fornecimento de gás natural em Lages

Published

em

Obras de construção da rede de gás em Lages Foto: SCGÀS/Divulgação

A Companhia de Gás Santa Catarina (SCGÁS) finalizou, em outubro de 2019, a primeira fase das obras de implantação da rede local de distribuição de gás natural em Lages.

O combustível chegará, inicialmente, através do modal GNC (gás natural comprimido), transportado em caminhões, que será injetado na rede de distribuição da cidade.

O objetivo da primeira etapa é antecipar o fornecimento do gás natural no município, pois o gasoduto que irá atender a região serrana de maneira geral está em construção, com previsão para chegar em Lages em 2024.

Uma segunda etapa, que vai ampliar a capacidade da rede na cidade, está na etapa de licitação, sendo o início previsto das obras no primeiro semestre de 2020.

Inicialmente, a previsão era de que o fornecimento do produto começasse em abril deste ano, no entanto, o cronograma atrasou por causa da pandemia do coronavírus. Isso aconteceu devido às ações de contenção da doença e em respeito aos decretos estaduais, com isso, os cronogramas das obras e do atendimento à rede local deverão passar por alterações. Assim, a previsão é de que o abastecimento deve ficar para o final de junho ou início de julho.

De acordo com a companhia, a “os primeiros abastecimentos serão dos postos que hoje operam com GNV (gás natural veicular) e passarão a operar em rede.

Ponto importante é que o preço de fornecimento do produto pela SCGÁS (tarifa) diminui. Já para os demais clientes, será criado um cronograma de atendimento conforme forem feitas as contratações. Cliente precisa querer o gás natural e assinar um contrato para abastecer”.

Em Lages, a rede atenderá inicialmente dois postos de combustíveis que operam atualmente pelo modal GNC, além de comércios e condomínios residenciais.

O atendimento será realizado através de contrato assinado com a American Oil Distribuidora de Derivados de Petróleo. Essa empresa que irá operar a logística de abastecimento da rede). Demandas para consumo podem ser informadas à central de atendimento da SCGÁS pelo telefone 0800 48 5050.

Investimento na cidade

Nesta primeira fase das obras, a SCGÁS investiu cerca de R$ 7 milhões para implantação de, aproximadamente, 11 km de rede nos seguintes trechos: Rua Bruno Luersen (465m), Av. Edésio Caon (1.220m), Rua Rodolfo Floriani (Rua lateral da BR-282 – 1.140m), Avenida das Torres (em frente Shopping – 240m), Av. Presidente Vargas (960m), Rua Major Bibiano Rodrigues de Lima (930m), Av. Luiz de Camões (2.680m) e Av. Dom Pedro II (4.170m).

A segunda fase, com 9,5 quilômetros de extensão de obras no município, segundo a Companhia, foi alterada para atender dois clientes interessados: as empresas Vossko e Sanovo.

Ela  será licitada agora para iniciar as obras no segundo semestre e já tem autorização da Aresc para ser executada. A rede será ampliada conforme a demanda para atender novos mercados. Projetos locais como o de Lages também necessitam de avaliação por parte do Órgão Regulador por envolverem investimentos em infraestrutura e consumo de gás natural, componentes que fazem parte dos cálculos que definem as diversas tarifas aplicadas ao mercado catarinense.

Obras de interligação

As obras de interligação da rede local à rede principal (Projeto Serra Catarinense) estão em fase de execução, no trecho entre o km 150 e o km 162 da BR-470, abrangendo os municípios de Agronômica e Trombudo Central.

Os serviços começaram em abril de 2019 e têm previsão de conclusão em junho de 2020. Já o trecho entre o km 162 e o km 184, compreendido entre os municípios de Trombudo Central e Pouso Redondo (também do Projeto Serra Catarinense) iniciou as obras em setembro de 2019, com previsão de conclusão em dezembro de 2020.

Gás natural

O gás natural é um energético que pode ser utilizado em vários setores da economia, desde processos industriais ao uso doméstico, e que possui grande potencial de gerar desenvolvimento por seus atributos econômicos, de eficiência energética e ambientais.

Em cidades serranas onde o inverno é bastante rigoroso, o gás natural pode ser utilizado para climatização dos ambientes, aquecimento dos chuveiros e para cocção (fogão e churrasqueira), proporcionando comodidade à população.

A distribuição por meio de rede canalizada também permite o fornecimento contínuo, a liberação de espaço de armazenamento e uma queima constante e limpa, diferentemente do gás liquefeito de petróleo (GLP), que gera fuligem nos equipamentos e pode congelar quando sujeito a baixas temperaturas.

3 Comentário

3 Comentários

  1. Utwórz konto na Binance

    18/12/2023 at 15:26

    Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.com/pl/register?ref=WTOZ531Y

  2. binance

    15/05/2023 at 17:39

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://accounts.binance.com/ka-GE/register-person?ref=V3MG69RO

  3. gate io token

    12/01/2023 at 07:37

    Asking questions are really pleasant thing if you are not understanding anythingentirely, however this article provides good understanding yet.Pretty section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assertthat I get in fact enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your augment and even Iachievement you access consistently quickly.Here is my homepage: changetip bitcoin minerI know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was curious what all is needed to get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very internet savvy so I’m not 100 sure. Any recommendations or advice would be greatly appreciated. Many thanksI am actually happy to glance at this webpage posts which includes lots of helpful data, thanksfor providing these kinds of statistics.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: