Esportes
SC alcança melhor desempenho nas Paralimpíadas Escolares
O atletismo de Santa Catarina foi vice-campeão brasileiro nas Paralimpíadas Escolares 2019, que aconteceram em São Paulo. Esta modalidade faturou 28 medalhas de ouro, 14 de prata e sete de bronze, segundo a Fesporte.
A Associação Esportiva e Paradesportiva (Assesp) de Lages levou quatro competidores para participar das disputas. O principal destaque ficou por conta de Rafaela Regina Farias, que ganhou ouro no arremesso de peso, lançamento do dardo e disco. “Fizemos um bom período de treino e obtivemos esse ótimo resultado”, comemorou o técnico da Assesp, Augusto dos Anjos.
Na bagagem, no total, os catarinenses trouxeram 125 medalhas: 78 de ouro, 31 de prata e 16 de bronze. A modalidade com mais medalhas para Santa Catarina foi a natação, com 50 medalhas (38 de ouro, 16 de prata e 6 de bronze).
Segundo o técnico Júlio Pistarini, apesar de ter conquistado uma medalha a mais na edição de 2018 (51 contra 50 deste ano), a natação catarinense cresceu cerca de 20%, já que no ouro são 38 em 2019 e 23 em 2018.
Além do atletismo e da natação, bocha e o golbol trouxeram uma medalha de ouro cada; o judô, três de ouro e duas de bronze; o badminton, uma de prata e uma de bronze; o tênis de mesa, sete de ouro, uma de prata e uma de bronze; o tênis em cadeira de rodas, duas de prata; o vôlei sentado, uma de bronze. Em número de participantes, a delegação cresceu de 92 para 112 atletas.
Fonte: Fesporte