Geral
Saiba identificar o colesterol alto e como controlá-lo
O colesterol alto é um dos problemas que mais afeta as pessoas no mundo todo. De acordo com dados do governo, cerca de 40% da população brasileira está com o colesterol alterado. Caso esse quadro não seja revertido, o paciente pode sofrer consequências graves como arteriosclerose, infartos e isquemia cerebral.
Na prática, o “colesterol alto” é uma expressão empregada de forma errada. Na verdade, o colesterol é um tipo de lipoproteína que estão presentes naturalmente no corpo. Existem dois tipos: o HDL e o LDL. O primeiro é benéfico para o corpo, pois retira o excesso de LDL que pode se depositar nos vasos sanguíneos.
Para saber se possui colesterol alto, o paciente deve fazer um exame de sangue. Ao primeiro sintoma desse problema, é indicado buscar auxílio médico. Confira alguns sinais que o corpo apresenta quando a lipoproteína do tipo LDL está em excesso!
Indigestão
Como o excesso de gordura no sangue afeta o metabolismo, o processo digestivo é prejudicado. Por isso, quando há um desequilíbrio nos níveis de colesterol mau, a pessoa pode ter uma sensação de peso e frequentes episódios de indigestão, principalmente depois de comer algo gorduroso.
Dormência
Outra característica do depósito de líquidos é que eles diminuem a chegada de oxigênio aos músculos. Consequentemente, o paciente costuma se queixar de sentir dormência nas extremidades e inflamação.
Dor no peito
A dor no peito é um sintoma de muitas doenças, portanto, requer atenção especial. Ela ocorre porque as artérias têm dificuldade para bombear o sangue, o que leva à hipertensão. Há pessoas que possuem pressão alta, mas não têm problemas com o colesterol, enquanto outras têm os dois problemas. Em todo caso, ao primeiro sinal de dor no peito, é necessário buscar um médico.
Problemas oculares
É normal ainda que pessoas com colesterol alterado desenvolvam problemas nos olhos, como irritação, visão turva e secreção amarelada. Esses sinais devem ser tratados rapidamente, pois podem ter consequências irreversíveis.
Halitose
O mau hálito também é outra queixa comum entre os pacientes com colesterol alto. Ele ocorre por causa de problemas digestivos.
Como controlar o colesterol alto
Se o paciente estiver com altos níveis de colesterol, o médico poderá indicar medicamentos específicos para isso. Além disso, também será recomendado que o indivíduo adote hábitos mais saudáveis, como deixar de comer alimentos gordurosos e abandonar o tabagismo (se for o caso).
Há alguns alimentos que ajudam a aumentar o HDL, isto é, o colesterol bom. Por exemplo: azeite, maracujá, soja, aveia, alho, entre outros. A atividade física também é excelente para evitar o depósito de gorduras nas artérias, melhorar a circulação e garantir mais qualidade de vida.
Fontes: SoceRJ e EuroClinix
Conteúdo produzido por ABlab