Conecte-se a nós

Notícias

Sábado será dia de tirar dúvidas no Calçadão

Published

em

Foto: Débora Bombílio

Você ainda não fez a sua declaração do Imposto de Renda e tem dúvidas de qual caminho seguir? Mas pode ficar tranquilo. Neste sábado (6), acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), integrantes dos Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) estarão no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, no Centro de Lages, das 9h30 até as 17 horas para atender à população.

Intitulada como Declare Certo, a campanha tem por objetivo sanar as dúvidas em relação à declaração. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Justine Arruda de Souza Neto, explica que serão abordados temas como: quem precisa declarar, qual a obrigatoriedade, qual a multa para quem não declarar, e também esclarecer e incentivar que parte do imposto devido seja destinada para um fundo beneficente, a exemplo do Fundo da Infância e da Adolescência e o Fundo do Idoso, instituições que atendem em Lages.

Justine alerta que é preciso estar atento ao assunto, afinal, neste ano, a declaração sofreu algumas alterações. Agora, o CPF dos dependentes é obrigatório, independentemente da idade.

Por isso, é importante que quem ainda estiver com dúvidas e não tiver um profissional de confiança, procure os acadêmicos, professores e profissionais para um bate-papo, durante a campanha, no sábado.

Sobre a declaração:

O prazo para envio da declaração começou no dia 7 de março e segue até as 23h59min59s de 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de declarações neste ano. A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, deve ser utilizado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal.

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta