Conecte-se a nós

Notícias

Sábado é dia de doação no Hemosc

Published

em

Esta é a quinta vez que Adrian faz doação - Foto: Camila Paes

Mensalmente, o Hemosc de Lages recebe cerca de 700 doações. Isso significa que, 350 mil litros de sangue são disponibilizadas pela unidade da Serra para todo o Estado. Mas, no verão, o número de voluntários diminui devido às férias e recessos. Neste sábado (12), o Hemosc ficará aberto das 8h às 12h, com a possibilidade de agendado de doações em grupo.

O jovem Adrian Sauer, 21, aproveitou uma folga no trabalho para fazer sua doação. Essa já é a 5ª vez que o rapaz doa. O interesse começou logo que saiu do ensino médio, quando descobriu que seu tipo sanguíneo, o O negativo, é considerado o “doador universal”.

Isso porque, todos os tipos sanguíneos podem ser recompostos com este sangue. Por causa disso, e com a ideia de que ainda mais pessoas podem ser salvos com a sua doação, Adrian faz idas frequentes ao Hemosc. Há 10 anos, o carpinteiro Roseli Mota Lima, faz doações de sangue. Também portador do tipo sanguíneo O negativo, Roseli faz questão de realizar doações frequentes.

O coordenador técnico do Hemosc, Antonio Jacob, explica que mesmo com a queda das doações neste período do ano, os estoques não estão vazios. Isso porque o setor de captação, ao perceber alguma queda de estoque, começa a chamar doadores frequentes, para que façam uma visita no Hemosc e atualizem suas doações. Assim, o controle é mais fácil, ainda mais que Lages são usadas bastante bolsas devidos as cirurgias cardíacas e oncológicas.

Neste sábado (12), o Hemosc permanece aberto no período da manhã. Os funcionários estarão aptos para atender todos aqueles que desejam doar. Caso algum grupo maior de pessoas se reúna para comparecer ao órgão, a assistente social Jady Mabilia pede para que marquem um horário, assim diminui o tempo de espera.

Em média, todo o processo de doação dura 55 minutos. Para doar é preciso de idade entre 18 e 69 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal e o limite de idade para primeira doação é de 60 anos. O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).

Também é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter repousado bem na noite antes da doação e evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação. Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: