Geral
Rumo do PMDB só será definido na convenção deste sábado
Lages, 25/06/2010, Correio Lageano
Ainda pressionados pelo diretório nacional, líderes do PMDB de Santa Catarina se reuniram na manhã desta quinta-feira, 24, em Florianópolis, para tentar definir os rumos do partido nas eleições deste ano.
O presidente do diretório estadual, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), voltou a criticar as principais lideranças nacionais. De acordo com ele, os catarinenses não deveriam “se curvar a meia dúzia de pessoas que não têm compromisso com o partido”.
Após reunião com bancada de deputados federais e estaduais, Moreira não escondeu a irritação com a ameaça de intervenção no diretório estadual, feita pelo próprio presidente nacional, Michel Temer, que também é candidato a vice-presidente da república, na chapa da petista Dilma Rousseff. Ele ainda qualificou os membros da Executiva Nacional, que vêm pressionando os catarinenses, como “arrogantes”.
“Repudio a arrogância e a forma truculenta com que trataram o PMDB de Santa Catarina, um dos mais bem organizados e fortes do Brasil”, disse Moreira. “Não podemos nos curvar à meia dúzia de caciques que não têm compromisso com o PMDB e sim, com eles próprios”, reforçou.
Atual presidente do PMDB catarinense e pivô de toda a confusão envolvendo os diretórios estadual e nacional, Moreira destacou que ainda existe a possibilidade de os peemedebistas aprovarem o apoio à candidatura do senador Raimundo Colombo, do DEM, ao governo do Estado. “Isso é a convenção que irá definir”, afirmou.
Caso o apoio ao Democratas seja sacramentado, existe a ameaça do Diretório Nacional decretar intervenção em Santa Catarina. Para o ex-governador catarinense, a medida não encontraria respaldo. “Isso é uma ameaça apenas, que não tem condição jurídica ou política para prosperar”, completou.
Na reunião desta quinta-feira, que durou cerca de uma hora e meia, o PMDB de Santa Catarina manteve a decisão de realizar a convenção no sábado (26), a partir das 9 horas, no ginásio do Sesc, em Florianópolis.
Além disso, ficou decidido que o prazo para a inscrição de candidatos para a convenção, que se encerrava ontem, foi prorrogado para até às 17 horas de hoje e devem ser feitas na sede do partido.
O adiamento atende a um pedido do deputado federal Mauro Mariani que precisaria de tempo para articular parcerias e ter a possibilidade de concorrer à vaga de candidato ao governo do estado.
Enquanto o PMDB tenta tomar uma posição com relação às eleições deste ano, os demais partidos aguardam para fechar as coligações e mapear seus candidatos, como é o caso do DEM, PT, PP e PSDB.
Só a partir da convenção de amanhã é que o quadro político de santa Catarina deverá começar a tomar forma.
Além da convenção do PMDB, o Democratas e o PPS também definem seus candidatos amanhã, em Florianópolis.
Fotos: Divulgação