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Rotatórias, retornos e semáforos: mais mudanças no trânsito de Lages

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A pista do cruzamento entre as ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos está sendo alargada, para implementação de uma rotatória - Fotos: Núbia Garcia

O trânsito de Lages tem passado por diversas mudanças nos últimos meses. Além da implantação do binário, que liga o Centro aos bairros São Cristóvão e Universitário, efetivada em janeiro, outras alterações estão gradativamente acontecendo, como a remoção de semáforos, fechamento de retornos em avenidas e a construção de rotatórias.

Uma placa de sinalização localizada nas proximidades do entroncamento entre as ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos, na divisa dos bairros São Pedro e São Francisco, há tempos indicava uma rotatória que não existia. Porém, há alguns dias, a tão sonhada rótula começou a ser implantada.

Desde a semana passada, a Secretaria de Planejamento e Obras está fazendo o alargamento da pista para a implementação da rotatória que, segundo o diretor de Engenharia de Trânsito e Sinalização, Sérgio Todeschini, deve ser concluída até o fim de maio.

Todeschini explica que, antes da execução, o grupo de estudos de engenharia de trânsito da prefeitura fez um levantamento para avaliar qual seria a melhor alternativa para aquele local. Só depois deste levantamento é que o projeto foi aprovado e começou a ser executado.

Além desta rótula, outras três também podem ser construídas. A rotatória que liga seis vias, dentre elas as avenidas Santa Catarina, Aujor Luz e Caldas Júnior, no acesso Sul da cidade, está entre as que podem ser modificadas. Uma nova rótula, mais alongada, com formato ovalado, será implantada no local.

A rótula do cruzamento em frente ao Cemitério Cruz das Almas, no Bairro Santa Rita, também será modificada. Segundo Todeschini, os projetos de ambas já foram aprovados pelo grupo de estudos e aguardam a liberação de verbas para serem executadas.

A terceira rotatória que poderá passar por alteração é a que fica situada no cruzamento em frente ao Colégio Militar, no Bairro Morro do Posto. Todeschini explica que o estudo para implementação já foi concluído e agora o projeto passa por avaliação do grupo de estudos.

Retornos

Desde a semana passada, o retorno que existia no cruzamento entre a Rua Piauí e a Avenida Brasil, no Bairro São Cristóvão, foi fechado. De acordo com Todeschini, a obra foi feita para aumentar a segurança no local, a pedido dos moradores.

“A comunidade solicitou e nós avaliamos que pelo índice de acidentes no local, poderia ser fechado [o retorno]. Este retorno ficava a menos de 80 metros da rótula. Então, optou-se que o carro que passa por ali use a rótula, para fazer o retorno seguro”, comenta Todeschini.

Outro retorno que pode ser fechado será o do cruzamento entre a Rua Germiniano Cordeiro e a Avenida 1º de Maio, no Bairro Coral. O projeto para implementação de um recuo central já foi feito e agora passa por avaliação do grupo de estudos de engenharia de trânsito. Se aprovado, será encaminhado para captação de verbas na Secretaria de Planejamento e Obras.

Retorno no cruzamento entre a Rua Piauí e a Avenida Brasil, no São Cristóvão, está fechado desde a semana passada

Semáforos

Quem trafega pelo cruzamento entre as ruas Hercílio Luz e Manoel Thiago de Castro, no Centro de Lages, observa que há algum tempo o semáforo está desligado. Isso porque esta sinaleira será desativada e retirada do local.

Segundo Todeschini, esta medida visa a dar maior mobilidade ao trânsito local, uma vez que a Manoel Thiago de Castro é uma via de escoamento e tem um fluxo de veículos maior que o da Hercílio Luz.

Um levantamento feito pela Diretoria de Trânsito (Diretran) apontou que na Hercílio cerca de 60 veículos trafegam por hora e o pico acontece entre as 15 horas e as 16 horas; já na Manoel, o fluxo de veículos por hora é de 220 automóveis, e o pico de movimento acontece a partir das 17 horas.

“A Manoel Thiago de Castro é a via de escoamento do trânsito. Em horários de saída do transporte coletivo e nos horários de pico, é preciso ter rapidez na saída. Alguns semáforos, como este, ao invés de melhorar o trânsito, estão retendo veículos. Nós precisamos que a Manoel Thiago de Castro tenha esse escoamento rápido”, explica.

Um estudo está em andamento a fim de analisar a funcionalidade do semáforo que fica no cruzamento entre as ruas Dr. Walmor Ribeiro e Humberto de Campos, na divisa dos bairros Coral e Sagrado Coração de Jesus. “É uma contagem de trânsito para se fazer a avaliação daquele semáforo. Por enquanto, isso não significa que será retirado”, completa Todeschini.

Semáforo do cruzamento entre as ruas Hercílio Luz e Manoel Tiago de Castro será retirado, para dar mais fluidez ao trânsito local – Foto: Marcela Ramos

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