Geral

Revitalização depende de substituição de torres de energia elétrica

Published

em

Fotos: Adecir Morais

A Avenida das Torres, no Bairro Guarujá, em Lages, deverá passar por obras de revitalização. Pelo menos essa é a vontade de moradores da região. Pelo projeto, será feito ajardinamento, revitalização, humanização e limpeza em toda a extensão do canteiro central da via, que passa pelo Lages Garden Shopping, cortando a BR-282. Além de lideranças comunitárias, empresários da região estão engajados no projeto. 

De acordo com o presidente do Guarujá, Luiz Carlos Alves Borges, antes das obras de revitalização, porém, é preciso que a Celesc faça a substituição de duas torres metálicas do canteiro central da avenida por estrutura de aço ou concreto. O pedido já foi feito à estatal e, de acordo com Luiz, já existe estudo de viabilidade para a substituição, que estaria orçada em cerca de R$ 500 mil.

O líder comunitário explicou que a solicitação foi formalizada por intermédio de um requerimento encaminhado à Celesc, no mês de agosto deste ano. Ele espera que a revitalização se torne realidade até agosto do ano que vem. Além disso, reuniões para debater o assunto já foram feitas com a direção da Celesc, em Lages. 

Essas torres estão em cima de taludes que ficam no canteiro central da avenida. Luiz declarou que a substituição delas é o primeiro passo antes das obras de revitalização. Além de estarem impedidos as obras, as estruturas prejudicam o aspecto visual da via. “O visual da principal entrada do Bairro Guarujá está feio”, afirmou Borges.

Além disso, as estruturas, principalmente a que fica entre o shopping e a Loja Havan, está representando um obstáculo para as pessoas que precisam atravessar a avenida. Muitas delas se obrigam a caminhar pelo meio de um trevo que há no local, correndo o risco de serem atropeladas.

Luiz explicou que o projeto de revitalização contempla também o nivelamento do canteiro central da avenida.  O projeto já é de conhecimento do prefeito Antonio Ceron que, segundo o presidente, já sinalizou positivamente para atender o pedido dos moradores.

Luiz Borges, presidente do Guarujá, com documentos sobre o projeto de revitalização da avenida

Justificativa

O Guarujá é um dos mais importantes bairros de Lages. Ele possui, atualmente, cerca de 20 mil moradores. Além disso, sete loteamentos estão se instalando no local, o que causará um acréscimo de cerca de 12 mil moradores na região. Por este motivo, Luiz entende que o Poder Público deve promover melhorias na infraestrutura do bairro, atendendo a demanda dos moradores.

Trecho entre a BR-282 e a Bruno Luersen será licitado

De acordo o secretário de Planejamento, João Alberto, está previsto o asfaltamento do trecho entre a BR-282 e a Avenida Bruno Luersen, que faz parte Avenida das Torres. O projeto da obra já está pronto, e a prefeitura vai lançar a licitação da obra nos próximos dias. Quanto ao projeto de revitalização, João Alberto disse que a prefeitura está “estudando” o pedido da comunidade.

Procurado para comentar sobre o pedido de substituição das torres, o gerente Regional da Celesc, em Lages, Gladimir Jeremias, informou que o assunto está sendo tratado na diretoria geral da estatal, em Florianópolis. A reportagem mandou um e-mail para a assessoria de imprensa do órgão. A informação é de que a empresa deve se pronunciar hoje.

clique para comentar

Deixe uma resposta