Geral

Reveja as notícias que foram destaque em setembro

Published

em

Obras do gasoduto terminaram em setembro. Foto: Bega Godóy/Arquivo CL

6/9 – Gasoduto já está instalado e pronto para operar

18,3 quilômetros de rede de transporte de gás natural foram implantados em Lages pela SCGás. A empresa tem estudo finalizado para estender esta rede em mais 10 quilômetros com o objetivo de atender duas indústrias que vão consumir 240 mil m³/mês de gás natural. 

O investimento para esta etapa foi de R$ 12 milhões, e foram instaladas 12 válvulas de bloqueio em aço e 14 em polietileno, além de mais 17 válvulas para espera de clientes. A projeção de mercado potencial é de dois postos de combustível (que consumirão 3 mil m³/dia), 61 estabelecimentos comerciais e 14 condomínios (30 mil m³/mês), e três indústrias da região (cerca de 24 mil m³/mês).


7 e 8/9 – Quantidade de feminicídios aumenta no Estado

Os números de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte continuam em queda no Estado, porém a quantidade de feminicídios está aumentando. No ano passado, em Santa Catarina, foram registrados 42 casos e, neste ano, do período de 1º de janeiro a 2 de setembro, aconteceram 38 mortes decorrentes de feminicídio.

Para se ter uma ideia, no ano passado, neste mesmo período, tinham acontecido 25 mortes de mulheres; em 2017, 32; e em 2016, 37. Ou seja, desde 2016, não se registrava tantos feminicídios no Estado. A quantidade de homicídios (inclui o número de feminicídio), em Lages, dobrou. Em 2018, foram seis mortes e, neste ano, até setembro, o número tinha subido para 12. O período é de 1º de janeiro a 2 de setembro. 

Morte de mulheres tem aumentado em SC. Foto: FreePik Divulgação


19/9 – Nova ala do Tereza Ramos será aberta só em 2020

O secretário de Estado de Saúde, Helton Zeferino, afirmou que a nova ala do Hospital Tereza Ramos, em Lages, será aberta a partir do segundo semestre do ano que vem. A informação foi passada durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município para discutir o tema. Zeferino afirmou que houve denúncias do que ele chamou de “inconsistências” nas obras, e que o caso será apurado por uma auditoria.

A nova ala passa por obras desde 2013 e era para ser entregue em 2015. No ano passado, houve denúncias no Ministério Público de supostas irregularidades na execução dos serviços. Por conta disso, uma sindicância foi realizada e o Governo do Estado foi aconselhado a fazer uma auditoria para apurar a situação.

Nova ala do hospital já está pronta, mas a previsão é que abra no segundo semestre de 2020. Foto: Susana Küster/Arquivo CL


21 e 22/09 – Três policiais militares são presos por homicídio 

A Justiça determinou a prisão preventiva de três policiais militares e de outro acusado, em Lages. Eles foram denunciados pelo Ministério Público por, supostamente, terem matado um homem. A decisão do juízo em decretar a prisão cautelar se deu para assegurar a eficácia das investigações dos crimes de homicídio triplamente qualificado, pelo motivo torpe, meio cruel e surpresa, ocultação de cadáver, além de inserção de dados falsos por parte de dois policiais.

O cadáver foi encontrado às margens do Rio Caveiras, entre os municípios de Lages e Capão Alto, no dia 1º de julho, com diversas lesões na região da cabeça. A investigação chegou a um suspeito, que havia gravado um vídeo da vítima assumindo a prática de furtos em sua residência. Também foi apurado que no dia 28 de junho uma viatura esteve na casa, data em que gritos foram ouvidos.

Em interrogatório, o suspeito confessou ter matado a vítima com a participação dos policiais militares. Um deles teria dado um golpe na vítima o deixando quase desacordado. Depois de arrastá-lo, iniciaram as agressões. Já sem vida, o homem foi colocado no porta-malas do carro do réu e levado até a Ponte Velha, local onde foi jogado no rio.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta